Avanços na informática e direitos do homem, alguns apontamentos

Data de publicação: Apr 18, 2012 9:2:22 AM

Sobre a tertúlia de ontem na Almedina sobre "Os avanços da informática e direitos do homem" muito haveria para dizer do que Rodolfo Matos partilhou connosco. Retenho duas ideias: primeira, é espantoso aquilo que hoje acontece no domínio da informática e o quanto isso facilita e modifica o nosso quotidiano; segunda, temos motivos mais do que suficientes para estarmos preocupados com o que já acontece, ou pode acontecer, sem que disso tenhamos consciência. Direitos fundamentais como a liberdade, a privacidade ou a igualdade, estão, sem disso darmos conta, a ser transformados em miragens cada mais mais inatingíveis.

Perante isto que fazer? Informar, agitar consciências e, coisa básica, pensar por si próprio. Não ter receio, nestes tempos que correm, de ser a ovelha negra, aquela que não vai com o rebanho. Porque, a julgar pelas palavras do nosso convidado, há por esse mundo fora - literalmente por esse mundo fora - muitos que apenas querem fazer rebanhos. E, o mais grave, é que estão a conseguir.

Mas não são só coisas más que acontecem no domínio dos Direitos do Homem, também acontecem coisas boas. Por exemplo, a mais recentes revoluções muito ficaram a dever aos avanços da informática e da tecnologia. Para trás na história outros eventos houveram que também beneficiaram, ainda que a uma outra escala, dos avanços das tecnologias de informação.

Agradecemos aos presentes (poucos é verdade) a participação e o calor que colocaram no debate, ao orador Rodolfo Matos e à Almedina.