Compreender a depressão

Data de publicação: Feb 06, 2013 5:32:17 PM

A vida não é um estado de permanente felicidade e o sofrimento faz parte dela. Mas se pudermos evitar o sofrimento… melhor… para todos.

Reconhecer os sinais da depressão

Causas da depressão

Aceitar a depressão e procurar ajuda ainda não é fácil…

Existe cura para a depressão?

Compreender a depressão foi o asunto da nossa última tertúlia.

Deixamos aqui um texto sobre o assunto.

O termo “Depressão”, não sendo um termo científico, é utilizado vulgarmente para descrever um estado de mal-estar e desconforto, na maioria das vezes temporário. Episódios depressivos podem acontecer a qualquer um de nós. Por isso muitas vezes se confunde tristeza com depressão.

Tristeza é comum na vida de todos nós; nem tudo nos corre bem; as coisas não acontecem como gostaríamos; existem conflitos, etc. Num tempo relativamente curto a tristeza acaba por ser ultrapassada, ou porque melhoramos o nosso estado ou porque nos deparamos com uma nova tristeza.

A depressão é diferente, existe uma mudança qualitativa, muito provavelmente acompanhada também por uma mudança biológica. O indivíduo sente que está diferente, que algo mudou na sua vida. Repara que há umas semanas chora frequentemente, sente angústia, alterou o apetite, já não dorme como dormia, a mente é invadida por ideias de inferioridade ou culpa.

Nesse sentido, a depressão, ao contrário da tristeza, é uma verdadeira doença: uma perturbação da saúde que compromete a capacidade do ser humano de viver adequadamente consigo próprio e com a sociedade. É uma das doenças mais recorrentes do séc, XXI, afectando homens e mulheres de todas as idades pelo mundo fora. A depressão, contudo, não é uma fatalidade. Pode ser combatida na condição de ser reconhecida, diagnosticada e tratada.

A continuação do texto, onde se aborda: