Para uma monoparentalidade de sucesso

Data de publicação: Jun 13, 2013 9:8:40 AM

Em virtude do número crescente de divórcios (mas não só) são cada vez mais os filhos educados apenas por um dos progenitores, normalmente a mãe. É sobre a educação dos filhos por um só pai que nos vamos debruçar nos tempos próximos. Como usual vamos fazer por partes, em função da disponibilidade e da inspiração. No final ficará algo parecido com um artigo. En...quanto o vamos elaborando podemos sempre incorporar outras ideias que não as nossas. Mas para isso precisamos dos vossos contributos. Sintam-se à vontade para partilharem as vossas opiniões ou sugestões.

Começamos com uma pequena introdução.

Um pai (referimo-nos assim a ambos: pai e mãe) pode ser bem-sucedido, independentemente da sua situação familiar. O que importa é a forma como as crianças são educadas, não o tipo de família em que vivem.

Pais bem sucedidos constroem boas relações com os seus filhos, controlam comportamentos mais difíceis e lidam com os seus próprios sentimentos. Se pudéssemos em poucas palavras, definir o que é um pai bem sucedido, diríamos que é aquele que:

    • se sente confiante no papel de pai;

    • se preocupa em ser bom pai;

    • faz bom uso das redes familiares.

Nunca nos cansaremos de afirmar a importância dos pais encorajarem, ouvirem, amarem e cuidarem dos seus filhos, e de os deixarem saber o quanto estão interessados por eles, o quanto os amam.

Feito este preâmbulo, uma monoparentalidade de sucesso vai depender da forma como o adulto vai:

    • Construir relações positivas com seus filhos

    • Incentivar o bom comportamento

    • Lidar com seus próprios sentimentos e assuntos pessoais.

Cada uma destas alíneas será abordada em próximos escritos.