Os desafios das nossas vidas (uma espécie de conclusão...)

Data de publicação: May 06, 2013 2:43:53 PM

(...)

Em síntese, cada indivíduo, ao longo da sua vida, enfrenta muitos e diversos tipos de provas: na escola, no trabalho, em casa, na comunidade. As pessoas são limitadas, em tempo e energia, e não conseguem enfrentar todas ao mesmo tempo, pelo que são obrigadas a adotar simultaneamente todo um espectro de estratégias disponíveis. A forma como sente, pensa e age nessas situações, não apenas é a vivência do seu presente como a construção do seu futuro.

As nossas vidas são assim feitas de vários desafios, com vitórias parciais e meios fracassos, fugas e de confrontos, de projetos adiados. As provas de fogo conduzem a alternar o combate com as estratégias de fuga, os sonhos abortados e as mudanças de rumo. Aos momentos de esperança sucedem aqueles de dúvida. A vida leva-nos a ser por vezes combativos, por vezes passivos, por vezes contemplativos: combater, fugir ou aguentar…

O texto pode ser consultado na integra no blogue.

Textos que compõem este dossier:

Nota: O presente artigo (Como enfrentar as “provas de fogo” do quotidiano: combater, fugir ou aguentar?) é uma revisita ao tema “Combater, fugir ou vencer”, objecto duma tertúlia na FNAC, no ano passado, e segue a estrutura dum texto de Jean-François Dortier.