"Em alguns dias a vida vai-te bater com força na cabeça com um tijolo. Nunca percas a fé." Steve Jobs

Data de publicação: Sep 27, 2012 10:24:41 PM

Quando escolhemos o adágio de hoje não existia nenhuma ideia em especial para além do que ele próprio significa para quem o lê. Agora, no final do dia, achamos que o pudemos associar a algo que se passou hoje. Falo de mais uma reunião do GEPE (somos poucos, é verdade, mas existimos).

Esta mensagem dirigimo-la especialmente aos seus elementos e, por eles, a todos aqueles que se encontram numa situação de desemprego.

Aguentar um choque da vida - e há muitos e de diferentes tipos - e depois, num tempo razoável, conseguir mobilizaros recursos internos e levantar-se e voltar a viver com motivação e alegria, é algo que é muito provável que aconteça, diríamos mesmo que é inevitável: faz parte da vida, que seja a ser violente e muito dura.

Contudo, a violência dos choques é muito maior quando, por motivos que não se domina ou são exteriores a nós, não se consegue sair desse sofrimento. E o desemprego actual é uma dessas situações.

Já de si o desemprego é um rude golpe na vida das pessoas. É um autêntico tijolo - ou pior - que bate na cabeça daquele que está nessa situação. E bate todos os dias enquanto ela se mantiver. E, à medida que o tempo passa, doí cada vez mais. E como dói para aqueles que dia após dia se encontram à meses, à anos, a suportar esta violência que lhes rouba a vida. E é aqui que se está actualmente: o desemprego de hoje é de longa duração, para alguns é para a vida, pois não mais vão voltar ao mercado de trabalho.

O desemprego acaba por devorar muito do que a pessoa tem de bom: o trabalho, o rendimento, a estabilidade, a alegria, por vezes a família, a força, a coragem, o ânimo, a saúde... Se o deixarmos não se fica por aqui e leva o resto: a dignidade, a esperança, o sonho, a fé (em si, nos outros, no mundo).

Naquilo que depender de nós não vamos deixar que aconteça. Vamos lutar com inteligência, criatividade, persistência e benquerença.

É essa a filosofia que nos anima, que anima o GEPE.

Ao desempregado dizemos: apesar da dor causada pelo tijolo não desista de si. Tenha fé.