1. Total Depravity - Total Depravação

Para ler, estudar e meditar

Jeremias 17.9; Romanos 8.1-11; Efésios 2.1-3; Efésios 4.17-19; 1 João 1.8-10

Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51.5). Davi nos deixa um texto claro sobre a situação de todos nós. Somos pecadores e já nascemos inclinados para o pecado. Vimos nos estudos anteriores que herdamos de Adão uma natureza corrupta. Isso explica porque existem tantas maldades no mundo e mesmo em civilizações afastadas, vemos maldades hediondas. No Brasil temos tribos indígenas afastadas das civilizações que sacrificam crianças a deuses. Por tanto, o mal está em nossos corações, não aprendemos o mal com a sociedade que vivemos, mas afloramos na sociedade o mal que já está dentro dos nossos corações. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jr 17.9).

Por isso não é verdade a frase popular que somos todos basicamente bons. Na verdade, somos todos basicamente maus e corruptos. A Bíblia diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). A perversidade humana é controlada por um senso de certo e errado colocado por Deus no coração dos homens (Rm 2.14-15). No entanto, vemos claramente que algumas pessoas são mais perversas que outras. A perversidade de um ladrão de carro é certamente menor que a perversidade de Adolf Hitler. Entretanto se olharmos para o padrão supremo da bondade de Deus, mesmo nossos “menores” pecados, é uma extrema corrupção.

A doutrina da Depravação Total é uma verdade clara nas Escrituras, ela fala repetidamente da depravação do nosso coração. O termo Depravação Total talvez não expresse corretamente o que essa doutrina bíblica significa. A Depravação Total não significa que o homem comete toda perversidade que ele consegue, que ele seja 100% depravado. Hitler era extremamente depravado, mas ainda que seus pecados sejam graves, ele poderia ser ainda mais perverso do que foi. Apesar de suas depravações extremas, ele ainda amava sua mãe e seus amigos. Então o que desejamos expressar com o termo Depravação Total ou Depravação Humana é que o pecado está enraizado em nós, como uma raiz profunda na totalidade de nosso ser. Não existe áreas da nossa vida que o pecado não tenha sua influência. Não existe nenhuma parte de nós que não tenha sido tocado pelo pecado. Nossa mente, nossa vontade e nosso corpo estão afetados pelo mal. O pecado não é algo periférico, ao nosso redor, mas está no nosso interior, e por isso a Bíblia diz:

Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. ” Romanos 3.10-12

É por causa destas condições que a Bíblia nos diz em diversas passagens que estamos “mortos em nossos delitos e pecados” (Ef 2.1); somos “prisioneiros da lei do pecado” (Rm 7.23) e somos “por natureza filhos da ira” (Ef 2.3). Nosso Estado natural é a morte espiritual, somos naturalmente incapazes de crer em Deus ou em sua Palavra (Jo 6.44; Rm 8.7-8) e fazer a vontade de Deus. Somente o poder transformador do Espírito Santos é quem nos dá vida, nos tirando deste estado de morte. É Deus quem nos vivifica e somos feitos feitura dele, criados em Cristo Jesus (Ef 2.5-10).

N. Mascolo F.

Assiste excelente breve exposição do Rev. R. C. Sproul sobre o que é a Depravação Total

Assiste excelente breve exposição de John Piper sobre o que é a Depravação 'Total'

Assiste excelente exposição do Rev. Augustus Nicodemus sobre a Depravação Total com base nos 10 madamentos.

Ouça programa EPP #188 sobre o tema: Homem é totalmente depravado, por que há gente boa no Mundo?