Uma das cenas mais divertidas da vida é ver um cachorrinho ou gatinho tentando perseguir a própria sombra, correndo inutilmente atrás dela. Quando eles se movem, a sombra também se move. Tiago nos ensina algo profundo sobre Deus ao dizer:
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1.17, ARC)
Deus nunca muda. Com Ele, não existe sombra de mudança. Isso nos leva a concluir que Deus não tem um corpo físico que projete sombra.
As trevas simbolizam o mal, e a palavra "sombra" nos faz pensar em escuridão. Deus não tem sombra, portanto, não tem um "lado sombrio" ou qualquer traço de maldade. Em Deus, não existe mal, pois Ele é o Pai das luzes.
Quando Tiago afirma que não há sombra em Deus, ele não está apenas se referindo ao fato de que Deus não muda, mas também ao fato de que não há maldade em Deus. Deus é não apenas totalmente bom, mas também consistentemente bom. Ele não sabe ser outra coisa senão bom.
Não existe um lado sombrio em Deus.
A bondade de Deus se refere tanto ao Seu caráter quanto ao Seu comportamento. Ele age com bondade porque Suas ações fluem de Seu Ser — Ele age de acordo com quem Ele é. Assim como uma árvore ruim não pode produzir bons frutos, Deus, sendo bom, não pode gerar frutos maus.
A Lei de Deus reflete Sua bondade. Ela é como as proibições que os pais impõem a seus filhos para que não se machuquem. Esse cuidado de pai para filho demonstra amor.
Uma parte da bondade de Deus é que Ele faz com que até as coisas ruins que nos acontecem resultem em algo bom.
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8.28, NVI)
Um exemplo disso é a história de José, filho de Jacó. Seus irmãos, movidos por inveja, o venderam como escravo para o Egito, mas Deus transformou esse mal em bem. José se tornou governador do Egito e salvou sua família da fome que assolou a região (Gênesis 45.4-5; veja também a história de José em Gênesis 37-47).
Êxodo 34:6-7
"Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, O Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade;
que guarda a beneficência em milhares, que perdoa a iniquidade, e a transgressão, e o pecado, que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração."
Salmo 25:8-10
"Bom e reto é o Senhor; por isso ensinará o caminho aos pecadores.
Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.
Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu concerto e os seus testemunhos."
Salmo 100:1-5
"Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra.
Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios, com louvor; louvai-o e bendizei o seu nome.
Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração."
Tiago 1:17
"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."