Quando falamos da santidade de Deus, geralmente pensamos apenas em Sua pureza e justiça. No entanto, além dessas virtudes, a palavra "santo" abrange tudo a respeito de Deus. A santidade de Deus é uma qualidade presente em todos os aspectos do Seu ser. Cada parte de Sua natureza pode ser chamada de santa, porque Ele é Santo.
A palavra bíblica "santo" tem dois significados principais:
Quando dizemos que Deus é santo, destacamos a imensa diferença entre Deus e Suas criaturas. Deus é majestoso, supremo, digno de toda honra, reverência, adoração e louvor. Ele é "distinto" ou diferente de nós em Sua glória. Deus é "separado" de toda impureza e de todo pecado.
Quando a Bíblia fala de objetos santos, pessoas santas e tempos santos (Gênesis 2.1-3; Êxodo 20.7-11), refere-se a coisas que foram separadas ou consagradas para Deus, diferenciadas pelo Seu toque.
Por exemplo, o solo em que Moisés estava pisando, perto da sarça ardente, era um solo santo porque Deus estava presente ali de forma especial (Êxodo 3.1-6). O solo se tornou santo naquele momento, pois foi separado e diferenciado pela presença de Deus.
Quando Deus está presente, Ele transforma o comum em incomum, o natural em sobrenatural.
O segundo significado de "santo" refere-se às ações puras e justas de Deus. O Senhor sempre faz o que é certo e nunca o que é errado. Deus age de maneira correta, porque Sua natureza é santa.
Por ser Deus santo, Ele nos chama a sermos santos também, ou seja, a sermos separados para Ele.
"Vós sereis santos, porque Eu sou Santo." (Levítico 11.44-45, ARC)
Êxodo 3:1-6
"E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.
E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima.
E, vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus."
1 Samuel 2:2
"Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus."
Salmo 99:1-9
"O Senhor reina; tremam os povos. Ele está entronizado sobre os querubins; comova-se a terra.
O Senhor é grande em Sião e mais alto do que todos os povos.
Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo.
Também o poder do Rei ama o juízo. Tu firmas a equidade, fazes juízo e justiça em Jacó.
Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, porque ele é santo.
Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e Samuel, entre os que invocam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia.
Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardavam os seus testemunhos e os estatutos que lhes dera.
Tu os escutaste, Senhor, nosso Deus; tu foste um Deus que lhes perdoaste, ainda que vingador dos seus feitos.
Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor, nosso Deus, é santo."
Isaías 6:1-13
"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e o seu séquito enchia o templo.
Os serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então, disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois, disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, de fato, e não entendais; e vede, em verdade, mas não percebais.
Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos, para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, e não entenda com o seu coração, e se converta, e seja sarado.
Então, disse eu: Até quando, Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades, e fiquem sem habitantes, e nas casas não haja morador, e a terra seja assolada de todo,
e o Senhor afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo.
Mas ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; como o carvalho e como a azinheira, que, depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela."
Apocalipse 4:1-11
"Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei o que deve acontecer depois destas coisas.
E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e, sobre o trono, alguém assentado.
E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e de sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e era semelhante à esmeralda.
E, ao redor do trono, havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos, vestidos de vestes brancas; e tinham sobre as suas cabeças coroas de ouro.
E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus.
E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal; e, no meio do trono e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal, semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.
E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre, e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."