2.7 A Santidade de Deus

Para ler, estudar e meditar

Êxodo 3.1-6; 1 Samuel 2.2; Salmo 99.1-9; Isaias 6.1-13; Apocalipse 4.1-11

Quando falamos da santidade de Deus, nós pensamos quase que unicamente na sua pureza e justiça. Porém, além destas virtudes, a palavra "santo" significa tudo a respeito de Deus. A santidade de Deus é uma qualidade de todas as qualidades de Seu ser. Cada parte de Sua natureza pode ser chamada santa, porque Ele é Santo.

A palavra Bíblica "santo" tem dois significados diferentes.

I. O primeiro é "Distinção" ou "Separação". Quando dizemos que Deus é santo, chamamos a atenção para a grande diferença que existe entre Deus e suas criaturas. Deus é majestoso, supremo, digno de toda honra, reverência, adoração e louvor. Ele é "distinto" ou diferente de nós em Glória. Ele é "separado" de toda a impureza, de todo o pecado.

Quando a Bíblia fala de objetos santos, pessoas santas e tempos santos (Gn 2.1-3; Ex 20.7-11), ela se refere às coisas que foram postas a parte, coisas que foram separadas para Deus, foram consagradas ou diferenciadas pelo toque dEle sobre elas.

Por exemplo: O solo que Moisés estava pisando, perto da sarça ardente, era um solo santo, porque Deus estava presente ali de maneira especial (Ex 3.1-6).O solo se tornou santo por ter sido, naquele momento, separado ou diferenciado para a presença de Deus.

Quando Deus está próximo das coisas, torna o comum em incomum, o natural em sobrenatural.

II. O segundo significado de "santo" se refere às ações puras e justas de Deus. O Senhor faz o que é certo e nunca o que é errado. Deus age sempre de maneira correta porque sua natureza é santa.

Por ser Deus Santo, Ele nos chama para sermos santos. Para sermos separados para Ele.

"Vós sereis santos, porque Eu sou Santo" (Lv 11. 44,45)

Avaliação

1. Quais os dois sentidos Bíblicos da palavra "santo"?

2. O que significa o primeiro? O que significa o segundo?

2.8 A Bondade de Deus

<<< Voltar