6.4 Os Anjos, Satanás e os Demônios

Para ler, estudar e meditar

Anjos: Zacarias 1.9, Mateus 26.53; Apocalipse 5.11; Mateus 18. 10; Mateus 22.30, Salmo 103.20-21

Satanás e os demônios: Jó 1.6-12;Mateus 4.1-11; Lucas 22.31; 2 Tessalonicenses 2.5-10; 1 Pedro 5.8; Marcos 1.21-28; Lucas 10.17-20; Lucas 11.14-26; 1 Coríntios 10.14-24; 1 João 4.1-6

Os anjos são seres criados por Deus (Ne 9.6; cf. Sl 148.2,5), são uma raça diferente da raça humana e são muito numerosas (Mt 26.53; Ap. 5.11). A Bíblia não descreve a origem dos anjos, mas as centenas de referência a eles no Antigo Testamento e no Novo Testamento, nos deixam muitas informações a respeito deles. Sobre a criação dos anjos, eles foram criados por Deus antes da criação da humanidade.

Os anjos são seres morais e inteligência, pois diversas passagens eles falam com pessoas (Mt 28.5; At 12.6-11) e cantam louvores a Deus (Ap 4.11; 5.11). Os anjos são seres espirituais e por isso não tem corpo físico (Hebreus 1.13,14; Lucas 24.39), normalmente não são visíveis aos homens, a menos que em ocasião especial enviados por Deus se tornam visíveis com aparência fisicamente humana (Nm 22.3 1; 2Rs 6.17; Mt 28.5; Lc 2.13; Lc 20.35-36; Jo 20.12-13; At 12.7-10). Os anjos não se casam e nem estão sujeitos à morte (Mt. 22.30; Lc 20.35-36).

A Bíblia nos deixa duas categorias de Anjos, os santos anjos que são servos fiéis ao SENHOR e os anjos pecadores e caídos. Não sabemos exatamente como aconteceu, mas houve uma provação entre os anjos e alguns deles caíram em pecado, tornando-se demônios, tendo como líder a Satanás.

Os Anjos bons.

Os santos Anjos, servos fiéis ao SENHOR, “são espíritos ministradores, enviados para serviços a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hb 1.13,14). Eles protegem os crentes (Sl 34.7; 91.11-12), aos pequeninos em particular (Mt 18.10), tem poderes (Sl 103.20), eles adoram a Deus dia e noite (Lc 2.14; Hb 1.6; Lc 15.10, Ap 4:8; 5.11,12), mas jamais aceitam adoração (Ap 19.10 – conferir Cl 2.18 onde o apóstolo Paulo condena a adoração de anjos.

Na Bíblia encontramos um anjo que parece ser especial, “Anjo do Senhor”, ou “Anjo de Deus”, que aparece com frequência no Antigo Testamento é, às vezes, identificado com Deus e, outras vezes distinto de Deus (Gn 16.7-13; 18.1-33; 22.11-18; Ex 3.2-6; 13.19; 23.2-23; Nm 22.22-35; Js 5.13-15; Jz 2.1-5; 6.11-23; 9.13-23). Em certas ocasiões, pelo menos, esse Anjo é, em certo sentido, Deus agindo como o próprio mensageiro e é comumente entendido como uma manifestação preencarnada de Deus Filho (Jesus).

Assista essa excelente exposição do Rev. Auagustus Nicodemus sobre o Ministério dos Anjos Hoje

Os Anjos maus – Satanás e seus Demônios

Vamos tratar agora dos Anjos pecadores e decaídos. Eles são anjos maus que pecaram contra Deus e que agora operam continuamente o mal no mundo. Temos o chefe deles chamado Satanás e seus servos que sãos os demônios.

Satanás – O chefe dos anjos decaídos.

Satanás, que significa “adversário”, é o chefe dos anjos descaídos. Satanás é adversário que se opõe a Deus e a seu povo.

Embora desde a idade média Satanás tem sido apresentado como um ser feioso, vermelho e com tridente, na verdade ele é igual em apareceu aos anjos bons, o que difere é seu intento do mal. O Apóstolo Paulo diz que Satanás pode até se transformar em “anjo de luz” (2 Co 11.14). O objetivo principal de Satanás é afastar a humanidade de Deus, ele faz isso desde sua primeira atividade neste mundo quando enganou a Eva (Gn 3; Ap 12.9; 20.2) e continua nesta mesma atividade até ser lançado o inferno na volta de Cristo. A Bíblia descreve alguns títulos a Satanás que identifica sua pessoa e atividade, ele é chamado de Diabo que significa “acusador” do povo de Deus (Ap 12.9-12); Apoliom que significa o “destruidor” (Ap 9.11); “tentador” (Mt 4.3; 1Ts 3.5); “Maligno” (1 Jo 5.18-19); “pai da mentira” (Jo 8:44); “Príncipe deste mundo” (Jo 12.31; 14.30; 16.11), “deus deste século” (2Co 4.4) e ainda outros títulos que demonstram sua perversidade e ódio por Deus e seu povo.

Satanás foi um adversário declarado de Jesus (Mt 4.1-11; 16.23; Lc 4.13; cf. Lc 22.3) e do mesmo modo é um adversário declarado dos cristãos, conforme diz o apóstolo Pedro, “o diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5.8). A Bíblia descreve Jesus como o Leão de Judá, aquele que luta a favor do seu povo, e essa imagens denota força. Satanás pode ser mais forte do que nós, mas Jesus é muito mais forte do que ele. A Bíblia declara que “Maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4.4).

Algumas falsas doutrinas ensinam que Satanás tem objetivo principal de fazer você perder o emprego, perdeu seu carro e bens, e de certa forma poderá ser verdade desde que isso lhe afaste de Deus, mas o verdadeiro objetivo de satanás é afastar as pessoas das verdades de Deus. Por isso, ele se transforma em anjo de Luz, cria novas e falsa religiões, embute falsa doutrinas dentro das igrejas, tenta distorcer as Sagradas Escrituras, ele faz de tudo para nos afastar de Deus e suas verdades (1Tm 4:1; 2Co 11.14, compare com Gl 1.8; 2) . Uma das mais eficientes atitudes de Satanás é afastar as pessoas da Bíblia ou fazer que não a levemos a sério. A Bíblia é a Palavra de Deus, ela é a Voz de Deus, nossa fonte de toda verdade e salvação e se Satanás conseguir nos fazer não estudar a Bíblia com seriedade e devoção, ele conseguirá afastarmos de Deus ou fazer que seguimos suas mentiras e falsas doutrinas.

Paulo alerta em sua primeira carta a Timóteo: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” 1 Timóteo 4:1

É importante destacar que apesar do poder de Satanás, ele só age dentro dos limites que Deus o impõe. Satanás não onipotente, onipresente e nem onisciente, ele é um ser finito que já está condenado e será lançado ao inferno a volta de Cristo para seu sofrimento eterno.

Assista essa excelente exposição do Rev. Leandro Lima sobre o Título, Poder e Função de Satanás

Demônios – servos e agentes de Satanás

Os demônios são anjos caídos e serve a Satanás na luta contra o Evangelho e ao povo de Deus. Esses anjos maus se uniram a Satanás na rebelião contra Deus nos céus e foram expulsos e condenados, aguardam a volta de Cristo, quando serão lançados no inferno (2Pe 2.4; Jd 6 – conferir também Is 14.12-15; cf. Ez 28.11-19). Até que Cristo volte, os demônios se opõem e tentam destruir, toda obra de Deus. Quando Cristo esteve na terra as manifestações demoníacas foram intensas e vemos isso como a desesperada batalha de Satanás contra a obras de Cristo. Os demônios reconheceram Cristo e sua autoridade (Mc 1.25; 3.11-12; 9.25).

Os demônios são seres inteligentes, que tem força (Mc 1.24; 9.17-27), provocam doenças físicas e metais ou tiram vantagens delas (Mc 5.5-15; 9.17-18; Lc 11.14).

As influenciam dos demônios sobre as pessoas são através de possessão demoníaca, um controle interno do ser de uma pessoa (Mc 1.21-28), ou através da influência externa com pensamentos e tentações, sempre levando as pessoas para longe das verdades do Evangelho de Cristo (Ef 6.10-18 e conferir atentamente versículo 16). Outra influência demoníaca é o desenvolver de novas e falsas religiões e “igrejas” que são uma perversão da verdade fé Cristã, e muitas destas religiões e “igrejas” parecem até ter certa piedade, mas negam a Bíblia como Palavra de Deus e outras verdades essenciais do Evangelho.

As Escrituras nos deixam claro que os deuses que operam em outras nações são demônios e que por trás de todos os ídolos estão os demônios (Dt 32.17; Sl 106.37; 1Co 10.19-21 ).

Satanás e seus exercícios de demônios emprega estratégias de engano e desencorajamento de muitas formas para afastar o povo de Deus, mas todo Cristão devem se opor a essas coisas (Ef 6.10-18) e com a força de Cristo e a habitação do Espírito Santo em nós, certamente os venceremos. Os Cristão pode ser tentado e acusados externamente pelos demônios, mas não pode ser possuído, não podem ser controlados internamente pelos demônios. Cada Cristão é habitado pelo Espírito Santo e isso nos dá garantia de que estamos livres de possessão demoníaca. O Espírito Santo é mais poderoso do que qualquer demônio que porventura nos assedie.

N. Mascolo F.

Assista essa excelente exposição do Rev. Leandro Lima sobre A Origem dos Demônios