Em toda a Bíblia, vemos que Deus é justo, mas muitas vezes nos perguntamos por que os maus parecem prosperar, assim como fez o salmista no Salmo 73. Ele percebeu que muitas pessoas más parecem não ser punidas e vivem tranquilamente. No entanto, ao refletir sobre o destino final desses homens, o salmista conclui: "Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror! Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles" (Salmo 73.19-20). Ou seja, ele entendeu que o juízo final de Deus traria a verdadeira justiça.
Na segunda vinda de Jesus, Ele estabelecerá o tribunal e julgará todos os homens. Nenhum homem mau ficará sem seu devido julgamento. Jesus ensina: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas” (Mateus 25.31-32). Jesus continua dizendo que as "ovelhas", que representam os justos, entrarão no reino de Deus, enquanto os "cabritos", os que rejeitaram o evangelho, serão lançados no fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25.41).
Esse alerta nos ensina que, no dia do Juízo Final, Cristo separará aqueles que creram e seguiram o evangelho daqueles que o rejeitaram. Os crentes, representados pelas ovelhas, entrarão no Reino eterno de Cristo, e os descrentes, representados pelos cabritos, serão lançados no inferno, junto com Satanás e seus anjos (veja também João 5.28-29; Apocalipse 20.11-15).
A Bíblia faz diversas referências ao Juízo Final, como “o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2.5) e em outras passagens (1 Tessalonicenses 1.10; João 3.36; Efésios 5.6; Apocalipse 6.17). O Juízo Final será realizado por Cristo em Sua segunda vinda, onde Deus julgará todas as ações dos homens com perfeita justiça. Os que rejeitaram a Cristo serão condenados por seus próprios pecados, mas aqueles que receberam a Cristo como Salvador serão salvos pelas obras de Cristo, que são creditadas a eles pela fé.
Se dependêssemos de nossas próprias obras, seríamos condenados, mas por meio da fé em Cristo, somos salvos, pois Suas obras perfeitas são consideradas como nossas. Devemos permanecer firmes em Cristo, pois é somente através d’Ele que seremos salvos da ira de Deus revelada no Juízo Final.
Por isso, aguardamos com esperança “dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura” (1 Tessalonicenses 1.10).
31 "E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
32 e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
38 E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
39 E, quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo e na prisão, não me visitastes.
44 Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna."
28 "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação."
11 "E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."