Na minha infância, quando minha mãe dizia: "Filho, vá para o seu quarto imediatamente", eu já sabia o que aquilo significava. "Imediato" quer dizer "fazer sem antes fazer outra coisa", ou seja, colocar aquilo como prioridade.
A revelação imediata é o conhecimento que as pessoas têm de realizar o que agrada a Deus como prioridade. Existem pessoas que não mentem, não roubam, e não fazem o que desagrada a Deus, sem que alguém as tenha ensinado diretamente.
O apóstolo Paulo explicou que, quando as pessoas que não conhecem a Lei de Deus fazem o que é agradável a Deus, elas fazem isso pelo conhecimento do bem e do mal, que Deus colocou no íntimo de cada ser humano.
Romanos 2.14-15
"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando, juntamente, a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os."
Há um padrão moral gravado no coração dos homens, que age como um juiz interior, condenando suas desobediências à santidade de Deus. Embora a consciência guie as pessoas a comportamentos corretos, como fidelidade, justiça e honestidade, ela não é capaz de salvá-las de seus pecados.
A consciência é limitada, variável, e muitas vezes conflituosa. Além disso, pode ser moldada e até cauterizada por ideias e pensamentos contrários a Deus.
A humanidade tem carência de Deus. Paulo ainda diz que este conhecimento de agradar a Deus às vezes os acusa quando fazem o que é mal.