O batismo é um sacramento essencial da fé cristã, instituído por Jesus Cristo, que simboliza a obra regeneradora do Espírito Santo na vida de uma pessoa que se converte a Ele (Tito 3.5). Ele também representa a purificação dos pecados e a transformação espiritual que ocorre na vida do crente (Atos 22.16; 1 Coríntios 6.11; Efésios 5.25-27). Através do batismo, o cristão é identificado com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo, tornando-se parte de Sua família (Romanos 6.3-7; Colossenses 2.11-12).
O batismo também é um sinal público de que o cristão foi limpo de seus pecados, revestido pelo Espírito Santo (1 Coríntios 12.13; Efésios 1.13-14) e inserido na Aliança da Graça de Deus. É uma declaração externa de uma mudança interna que já ocorreu através da fé em Cristo. Embora a cerimônia envolva o uso de água, a água em si não tem o poder de realizar a salvação ou a regeneração, mas simboliza essas bênçãos espirituais.
O batismo deve ser realizado por um ministro do Evangelho, em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme Jesus instruiu em Mateus 28.19. O batismo por imersão é a prática que mais perfeitamente simboliza o significado do batismo: a morte e o sepultamento do velho homem ao ser mergulhado na água, e o renascimento para uma nova vida em Cristo ao emergir da água.
"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos 6:3-4 (ARC)
3 "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida."
12 "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos."
11 "No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão, no despojamento do corpo da carne, a circuncisão de Cristo;
12 sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo."
3 "Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
4 Mas, quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
5 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou, pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6 que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador,
7 para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna."