As Escrituras nos ensinam que Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27). Essa distinção é feita apenas em relação ao ser humano; os animais não foram criados à imagem e semelhança de Deus. Ser feitos à imagem de Deus significa que fomos criados com a capacidade de refletir e reproduzir um relacionamento com Ele, caminhando em Seus santos caminhos.
Embora Gênesis 1.26-27 não especifique todos os detalhes sobre o que significa ser à imagem e semelhança de Deus, o contexto nos ajuda a entender que, assim como Deus, somos agentes morais, dotados de mente, coração, vontade e capacidade de domínio sobre a natureza e os animais. Como portadores da imagem de Deus, a humanidade tem a vocação de povoar a terra, governá-la e refletir o caráter santo e justo de Deus.
Com a desobediência de Adão e Eva, o pecado entrou no mundo, distorcendo essa imagem e semelhança divina. O pecado nos tirou a capacidade de refletir plenamente o caráter santo e justo de Deus (Efésios 4.24; Colossenses 3.10). Embora ainda sejamos portadores da imagem de Deus, ela agora está deformada, manchada e maculada pelo pecado.
No entanto, essa imagem e semelhança de Deus é restaurada na pessoa de Cristo Jesus, nosso Salvador. Jesus é a perfeita imagem de Deus, e é por meio d'Ele que somos renovados e a imagem de Deus em nós é restaurada.
"E vos revestistes do novo homem, que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." (Colossenses 3.10, ARC)
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou."
"Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem."
"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."
42 "Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção;
43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória; semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44 Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.
46 Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois o espiritual.
47 O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
48 Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.
51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."
"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação."