Quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, Ele o repreendeu com as palavras:
"Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4.4, ARC)
Por muito tempo, a Igreja tem afirmado que a Bíblia é a Voz e a Palavra de Deus. No entanto, isso não significa que a Bíblia foi escrita diretamente pelos dedos de Deus ou que ela simplesmente caiu do céu. A própria Escritura nos mostra a vida daqueles que foram inspirados para escrever a Palavra de Deus.
Alguns poderiam perguntar: "Se a Bíblia foi escrita através de esforços humanos, como ela pode ser considerada a Palavra de Deus?"
A resposta está nas próprias Escrituras. Conforme está escrito:
"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2 Pedro 1.20-21, ARC)
Embora tenha envolvido esforços humanos, os autores não escreveram suas próprias opiniões. Pelo contrário, suas palavras foram inspiradas por Deus. O apóstolo Paulo também reforça isso ao dizer:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça." (2 Timóteo 3.16, ARC)
Cada palavra e cada vírgula na Bíblia foram inspiradas por Deus e supervisionadas pelo Espírito Santo, garantindo que tudo o que Deus desejou revelar sobre Si mesmo e Sua santa vontade fosse registrado com exatidão.
A palavra "inspiração" vem de um termo grego que significa "sopro de Deus". Assim como sopramos o ar através das cordas vocais para formar as palavras, a Bíblia é o próprio Deus falando. Por isso, os profetas diziam: "Assim diz o Senhor", e Jesus afirmou:
"A tua palavra é a verdade." (João 17.17, ARC)
"E a Escritura não pode ser anulada." (João 10.35, ARC)
Outra forma de revelação imediata ocorre quando Deus usa um de Seus servos para transmitir a um de Seus filhos uma instrução, correção, encorajamento ou mensagem de salvação. Isso acontece frequentemente com os pregadores da Palavra de Deus, através dos quais Deus fala ao Seu povo. No entanto, é importante destacar que o pregador não trará novas revelações sobre Deus que não estejam nas Escrituras, mas sim instruções para retornar às Escrituras, conforme aquilo que Deus já revelou.
Salmo 119:105
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho."
João 17:17
"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."
1ª Tessalonicenses 2:13
"Por isso, também nós, sem cessar, damos graças a Deus, pois, havendo vós recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes."
2ª Timóteo 3:15-17
"E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra."
2ª Pedro 1:20-21
"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."