9.19 Os desigrejados

"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes admoestações e tanto mais quanto vedes o Dia se aproxima". (Hebreus 10.25).

Igreja é a comunidade dos filhos de Deus. É na igreja que aqueles que pertence ao Senhor vivem em sociedade até que Cristo volte. A Bíblia usa várias imagens e expressões para definir e descrever a igreja. A igreja é o corpo de Cristo, a família de Deus, família da fé, o povo de Deus, os eleitos, a noiva de Cristo, a comunhão dos santos, o novo Israel e outras imagens e expressões. A igreja existe em Cristo e através de Cristo. Jesus é a pedra angular, o alicerce principal aonde a igreja se sustenta (Ef 2.19-22; leia também 1 Pe 2.1-8) e os apóstolos e os profetas o fundamento.

É dever e privilégio de todos os crentes viverem na igreja de Cristo. Não existe crentes fora da igreja. Na igreja os cristãos precisam viver com a família de Deus, serem batizados, participar da Ceia do Senhor e viver sob a liderança e a disciplina da igreja e estar ativamente envolvido como testemunhas da missão da igreja. “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns”(Hebreus 10.25).

A organização como instituição é necessário para a organização da igreja, é essencial, no entanto, a igreja de Cristo é mas um organismo vivo do que uma organização. Cristo é a cabeça da igreja e cada um de nós somos membro de seu corpo, todos temos nossos dons e deveres no corpo de Cristo, mas todos somos igualmente importantes. Somos uma unidade na diversidade. O apóstolo Paulo compara a igreja como o corpo humano. “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. [...] Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente membros desse corpo.” Leia 1 Coríntios 12. 12-31.

Não existe crente verdadeiro que voluntariamente abandonou a igreja. Paulo alerta e deixa um mandamento: "Não deixemos de congregar-nos," Hebreus 10.25

N. Mascolo F.

Para maior compreensão deste assunto, segue excelente exposição sobre os desigrejados pelo Rev. Augustus Nicodemus e Rev. Heber Campos Jr