Ouvimos com frequência sobre a necessidade de crer em Jesus para sermos salvos, mas poucos se perguntam o que exatamente significa ser salvo. Afinal, crer em Jesus nos salva do quê? O que significa essa salvação?
A palavra "salvação" traz a ideia de ser livrado de alguma calamidade. Esse conceito é familiar para nós, pois vemos heróis em histórias que salvam pessoas de acidentes ou perigos, como nos esportes, quando um jogador "salva" seu time ao marcar um gol decisivo no último minuto. A salvação, nesse contexto, é um resgate.
No entanto, no contexto bíblico, a salvação refere-se a algo muito mais sério. Deus é santo e justo, e Ele punirá todo pecado (Sofonias 1). A Bíblia nos diz que haverá um dia em que Deus julgará severamente todos os pecadores, condenando-os eternamente ao inferno (Salmo 9.17). Esse será o dia do Juízo e da ira divina. O apóstolo Paulo alerta que aqueles que rejeitam a Deus e vivem em pecado estão acumulando para si a ira de Deus, que será manifestada no “dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Romanos 2.4). Esse será o dia do juízo final, quando a justiça de Deus será completamente revelada contra o pecado.
Portanto, o significado bíblico de salvação é sermos livrados da pior de todas as calamidades — o justo julgamento de Deus. A salvação nos liberta da ira divina no dia do Juízo Final (João 3.16; Romanos 5.9; Efésios 5.6; Colossenses 3.6; Apocalipse 6.17; 19.15). Quando dizemos que alguém é salvo, queremos dizer que essa pessoa será salva da ira de Deus no Juízo Final e será recebida na glória eterna com Deus (Mateus 25.31-46).
Somente Jesus pode nos livrar da ira vindoura (1 Tessalonicenses 1.10). Apenas por meio da fé em Jesus Cristo podemos alcançar a salvação (Atos 4.12). “Ao Senhor pertence a salvação!” (Jonas 2.9). A salvação é uma obra exclusivamente de Deus, um ato de Seu eterno amor por aqueles que Ele escolheu salvar. Se dependesse de nós ou de nossas obras, nunca poderíamos ser salvos, pois todos nós somos pecadores. Contudo, somos consolados pela verdade de que a salvação é obra exclusiva de Deus. O apóstolo Paulo explica claramente que a salvação é um presente de Deus, um dom: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça sois salvos... Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.1-10).
Jesus é a nossa salvação. Ele nos livra da ira vindoura e da condenação eterna.
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3.36).
26 "E dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os observeis."
1 "Palavra do Senhor que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.
2 Hei de consumir por completo tudo sobre a face da terra, diz o Senhor.
3 Consumirei os homens e os animais; consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a face da terra, diz o Senhor.
4 E estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém; e exterminarei deste lugar o resto de Baal, o nome dos sacerdotes de ídolos com os sacerdotes;
5 e os que sobre os eirados adoram o exército do céu, e os que adoram e juram pelo Senhor e juram por Malcã;
6 e os que deixam de seguir ao Senhor, e os que não buscam o Senhor, nem perguntam por ele.
7 Cala-te diante do Senhor Deus, porque o dia do Senhor está perto; porque o Senhor preparou o sacrifício e santificou os seus convidados.
8 E há de ser que, no dia do sacrifício do Senhor, hei de castigar os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de vestes estrangeiras.
9 Castigarei naquele dia todos aqueles que saltam sobre o limiar, que enchem as casas dos seus senhores de violência e de engano.
10 E naquele dia, diz o Senhor, far-se-á ouvir uma voz de clamor desde a Porta do Peixe, e um uivo desde a segunda parte, e grande quebranto desde os outeiros.
11 Uivai, moradores de Mactés, porque todo o povo de Canaã está arruinado; todos os que estavam carregados de dinheiro são destruídos.
12 E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que estão sobre as suas lees, que dizem no seu coração: O Senhor não faz o bem nem faz o mal.
13 Por isso, será saqueada a sua fazenda, e assoladas as suas casas; e edificarão casas, mas não habitarão nelas; plantarão vinhas, mas não lhes beberão o vinho.
14 O grande dia do Senhor está perto; perto está, e se apressa muito a voz do dia do Senhor; amargamente clamará ali o homem poderoso.
15 Aquele dia será um dia de indignação, dia de angústia e de aperto, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas,
16 dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortes e contra as torres altas.
17 E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco.
18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; mas, pelo fogo do seu zelo, toda esta terra será consumida; porque certamente fará destruição total e apressada de todos os moradores desta terra."
16 "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego.
17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."
26 "Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são,
29 para que nenhuma carne se glorie perante ele.
30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor."
6 "E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo,
7 de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.
8 Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma;
9 porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,
10 e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura."
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus."
"Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação."