"Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14.26, ARC)
Todas as manhãs, quase perco a hora de ir para o trabalho por causa do sono. Quando estou com muito sono, dificilmente consigo raciocinar bem e perco a noção do tempo. Nessas condições, não consigo ler e nem manter uma conversa.
O que o sono faz comigo é o que o pecado faz conosco em relação às coisas de Deus. O pecado obscurece nosso raciocínio e dificulta nosso aprendizado das coisas divinas. É como se nossa mente estivesse em trevas, incapaz de compreender plenamente.
Assim como precisamos de uma lanterna para iluminar a escuridão e enxergar o caminho à nossa frente, também precisamos de luz espiritual para iluminar nossa mente e nos guiar nas verdades de Deus. Por causa de nossa natureza caída, somos como criaturas em trevas, necessitando desesperadamente de luz para enxergar as coisas espirituais.
Essa luz vem do Espírito Santo, que é como nossa lanterna espiritual. Ele ilumina a escuridão em nossa mente e nos ajuda a compreender as partes das Escrituras que, por nossa própria capacidade, seriam difíceis de entender.
É importante não confundir iluminação com revelação. Revelar é trazer à tona o que está oculto; iluminar é lançar luz sobre aquilo que já foi revelado, mas que não conseguimos ver claramente por causa de nossa escuridão espiritual. A obra do Espírito Santo na iluminação não consiste em fornecer novas informações ou revelações além das já escritas na Bíblia. Pelo contrário, o Espírito Santo ilumina aquilo que já está revelado nas Escrituras, ajudando-nos a compreender e aplicar a Palavra de Deus. Ele opera com a Palavra e por meio da Palavra.
A iluminação do Espírito Santo ajuda o cristão a escolher o texto que deve pregar, conforme a necessidade da igreja ou de uma pessoa. Ela o auxilia a pregar a mensagem divina, abre a mente para compreender um texto e a vontade de Deus. Todo crente deve sempre buscar a iluminação do Espírito Santo.
"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos." Efésios 1:17-18 (ARC):
13 "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso, vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar."
9 "Porque para isso vos escrevi, também para, por esta prova, saber se sois obedientes em tudo.
10 E a quem perdoardes alguma coisa também eu. Porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo,
11 para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis.
12 Ora, chegando eu a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e abrindo-se-me uma porta no Senhor,
13 não tive descanso no meu espírito, porque não achei ali meu irmão Tito; mas, despedindo-me deles, parti para a Macedônia.
14 E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.
15 Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
16 Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?"
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."