Quando falamos da onipresença de Deus, geralmente nos referimos ao fato de que Ele está em todos os lugares. Não há nenhum lugar onde Deus não esteja presente.
No entanto, sendo Deus espírito (João 4.24), Ele não ocupa espaço da mesma forma que nós, que ocupamos um lugar no espaço físico por meio de nossos corpos. Deus não tem uma natureza física.
Para entender a onipresença de Deus, é útil pensarmos que Ele existe em uma dimensão diferente da nossa, transcendente ao espaço e ao tempo.
Para se encontrar com Deus, não existe um "aonde ir" ou "quando vai acontecer". Estar na presença de Deus é estar em uma dimensão diferente da nossa.
Uma segunda característica da onipresença de Deus é que, além de estar em todos os lugares, Ele está completamente presente em todos os lugares. O crente que vive em São Paulo e o crente que vive em Moscou experimentam a mesma presença de Deus, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade.
A doutrina da onipresença de Deus é um grande consolo para o crente, pois ele sabe que a atenção de Deus está sobre ele em todo momento. No entanto, para o descrente, essa verdade pode ser desconfortante, pois não há como esconder de Deus qualquer ação errada.
Davi, de forma poética, nos oferece um resumo dessa doutrina:
"Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me guiará a tua mão, e a tua destra me susterá." (Salmo 139.7-10, ARC)
Jó 11:7-9
"Porventura, desvendarás os segredos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?
Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? Mais profunda é ela do que o inferno; que poderás tu saber?
Mais comprida é a sua medida do que a terra e mais larga do que o mar."
Jeremias 23:23-24
"Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura, não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor."
Atos 17:22-31
"E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos,
porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: Ao Deus desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
e de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;
para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós;
porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Sendo, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra, esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens e em todo lugar que se arrependam,
porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos."