Hoje em dia, muitas pessoas usam a palavra "milagre" de forma leviana. Um gol no futebol, uma situação em que escapamos "por um triz" ou até a beleza de um pôr do sol são chamados de milagres. No entanto, a palavra "milagre" pode ser usada de três maneiras diferentes.
Eventos comuns, mas impressionantes
A primeira maneira de usar a palavra "milagre" é para descrever eventos comuns que nos impressionam. Por exemplo, o nascimento de um bebê. Ao observar um parto e reconhecer o poder criativo de Deus, chamamos isso de milagre. Dessa forma, glorificamos a Deus pela complexidade e beleza da criação.
Eventos providenciais
A segunda maneira de usar "milagre" é quando algo que precisávamos ou desejávamos acontece no momento certo e no lugar certo, por meio de meios que consideramos secundários. Frequentemente, as Escrituras mostram Deus operando através de eventos naturais em tempos e lugares específicos. Um exemplo disso é a estrela que guiou os magos até Belém, onde Jesus nasceu. Talvez houvesse uma explicação natural, como o alinhamento de estrelas ou uma fase da lua que explicasse o brilho da estrela. Mesmo assim, o fato de isso ter ocorrido no momento do nascimento de Jesus e ter guiado os magos ao lugar exato é um milagre (Mateus 2.1-12).
Atos sobrenaturais de Deus
A terceira maneira refere-se aos atos de Deus que contrariam o curso natural das coisas. Por exemplo, as curas sobrenaturais realizadas por Jesus, como transformar a água em vinho, curar enfermos e ressuscitar Lázaro dos mortos (João 2.1-12; Mateus 4.23; Lucas 4.40; 7.11-17; 8.49-56; João 11.38-44). Esses eventos não podem ser explicados por meios naturais e são, de fato, milagres.
A Bíblia usa várias palavras para descrever milagres, como sinais, maravilhas e prodígios. Deus usou milagres como sinais para provar ou testar aqueles que levavam Sua revelação (Hebreus 2.3-4). Deus deu poder a Moisés para realizar milagres e demonstrar que Ele o havia enviado (Êxodo 4.1-9). Da mesma forma, Deus Pai autenticou o ministério de Jesus por meio dos sinais que Ele realizou.
O Cristianismo é a fé dos milagres. Deus operou muitos milagres e continua operando; todos os dias, Ele faz grandes milagres na vida de Seus servos. Devemos crer que Deus pode realizar milagres em nossas vidas, seja por Sua providência, curando-nos de doenças, amolecendo o coração duro de uma pessoa, ou agindo a nosso favor em nossas causas. E quando isso acontecer em nossas vidas, devemos ser gratos e compartilhar com os irmãos as obras de Deus. Isso é reconfortante, pois nosso Deus pode fazer tudo para o bem de Seus filhos, sem limites para o Seu agir.
"As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus." Lucas 18:27 (ARC)
1 Então, respondeu Moisés e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu.
2 E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
3 E ele disse: Lança-a na terra. E lançou-a na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
4 Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu a sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
5 para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
6 E disse-lhe mais o Senhor: Mete, agora, a tua mão no teu seio. E tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
7 E disse: Torna a meter a tua mão no teu seio. E tornou a meter a sua mão no seu seio; depois a tirou do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
8 E acontecerá que, se eles não te crerem, nem atenderem à voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
9 e se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouçam a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas que tomarás do rio tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
21 E mediu-se sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.
22 E o Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
23 E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe, e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.
24 Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço, agora, que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.
11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
1 Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas.
2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
3 como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?