A grande esperança dos que morreram em Cristo é a ressurreição na segunda vinda de Jesus. Alguns crentes em Tessalônica estavam tristes pela morte de seus irmãos, mas o apóstolo Paulo os consola, dizendo que, quando Cristo voltar, “os mortos em Cristo ressuscitarão” e “estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4.13-18).
No dia da volta de Cristo, todos os mortos ressuscitarão para estar diante d'Ele, tanto os justos quanto os ímpios (João 5.28-29). Os ímpios, aqueles que rejeitaram a Deus, ressuscitarão com um corpo natural, corrompido pelo pecado, e serão julgados, sendo condenados ao inferno por toda a eternidade (João 5.28-29; Apocalipse 20.11-15). Já os justos, os filhos de Deus, ressuscitarão para a glorificação e a vida eterna. Eles receberão um corpo glorificado, sem pecado, e viverão eternamente em comunhão com Cristo.
Sobre essa ressurreição, Paulo ensina em 1 Coríntios 15.35-57 que haverá tanto continuidade quanto mudança entre nosso corpo atual e o corpo que teremos na ressurreição. Ele compara nosso corpo atual a uma semente que será transformada. “Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual” (1 Coríntios 15.42-44). Na ressurreição, os crentes terão um corpo espiritual, renovado pelo Espírito Santo, livre do pecado e imortal, adequado para a vida eterna na glória de Deus.
Na ressurreição, seremos capazes de reconhecer uns aos outros, assim como os discípulos reconheceram a Jesus após sua ressurreição e viram as marcas de seus sofrimentos (João 20.26-28). Paulo consola os tessalonicenses, afirmando que os que já morreram em Cristo ressuscitarão e todos nós estaremos juntos, felizes e eternamente com o Senhor nos céus. Seremos reunidos com aqueles que partiram antes de nós, e essa reunião será um tempo de alegria e felicidade eternas (1 Tessalonicenses 4.13-18).
“Estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (1 Tessalonicenses 4.17-18).
28 "Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação."
13 "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
42 "Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção.
43 Semeia-se em desonra, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44 Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual."
26 "E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio e disse: Paz seja convosco!
27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
28 Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!"