7. A Salvação‎ > ‎

7.8 A Justificação pela Fé

Para ler, estudar e meditar

Romanos 3.21-28; Romanos 5.1; Romanos 5.12-19; 2 Corintios 5.16-21; Gálatas 2.11-21; Efésios 2.1-10; Felipenses 3.7-11

A justificação pela Fé é a base da nossa salvação. Nossas obras não são suficientemente boas para sermos considerados justos por Deus. Por mais extraordinária que possa parecer, nossas obras estão manchadas pelo pecado e são insuficiente para alcançar algum merecimento diante de Deus. Somos falhos no comprimento da vontade de Deus, expresso em sua lei, por isso, “ninguém será justificado diante dele por obras da lei” (Romanos 3.20). A justifica vem de fora de nós mesmo, ela vem de Jesus Cristo.

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5.1

A justificação pela fé é o ato de Deus, de nos considerar justos diante dele, por causa das obras de Cristo e sua morte sacrificial em nosso lugar. Jesus teve uma vida absolutamente santa (1Pe 2:22; Hb 4:15) e sua morte na cruz em favor dos pecadores, é absolutamente suficiente para justificar perante Deus, todos aqueles que tiverem fé Nele. Quando cremos verdadeiramente em Jesus, Deus Pai perdoa nossos pecados por causa do sacrifício de Cristo e deposita em nossa conta as santas obras de Cristo. Perdoado os nossos pecados pela morte sacrificial de Cristo na cruz e depositado em nossa conta as obras de Jesus, somos então considerados justo por Deus. Quando Deus olha para nós, ele vê a morte e as obras de Cristo. Deus transfere as nossas dividas para Cristo e computa a justiça de Cristo em nossa conta. Somos abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 1.3). 

A condição necessária para a justificação é a fé em Jesus Cristo. Fé em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ninguém pode alcançar a justificação por meio das obras. Nada pode nos fazer justo diante de Deus, não existe qualquer obras que possamos fazer, mas somente pela fé em Jesus. 

Sabemos, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado” Gálatas 2.16

N. Mascolo F.

Justificação: a diferença entre o conceito Protestante do Católico Romano (R. C. Sproul)


Justificação pela Fé no Antigo Testamento - por Rev. Augustus Nicodemus


Os Efeitos da Justificação - Augustus Nicodemus



Indicação de um excelente livro relacionado a esse estudo.

Justificação pela fé somente
 por diversos autores, editora CEP