A doutrina da justificação pela fé é central à mensagem do evangelho e a base da nossa salvação. Conforme a Escritura nos ensina, as obras humanas, por melhores que pareçam, não são suficientes para nos justificar diante de Deus. Toda ação nossa está, de alguma forma, manchada pelo pecado, e, portanto, não podemos obter justiça diante de Deus por meio de nossos próprios méritos ou pela obediência à lei. Como Paulo escreveu: "Ninguém será justificado diante dele por obras da lei" (Romanos 3.20).
A justificação é um ato gracioso de Deus, pelo qual Ele nos declara justos com base na obra redentora de Jesus Cristo. Quando colocamos nossa fé em Cristo, Deus não olha mais para nossos pecados e falhas, mas para a obediência perfeita e o sacrifício de Cristo em nosso lugar. Em outras palavras, a justiça de Cristo é creditada em nossa conta, e nossos pecados são perdoados.
Paulo afirma em Romanos 5.1: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Isso significa que a justificação nos traz reconciliação com Deus, algo que seria impossível pelas nossas próprias obras. Cristo viveu uma vida sem pecado (1 Pedro 2:22; Hebreus 4:15) e morreu na cruz em nosso lugar, pagando o preço pelos nossos pecados. Assim, quando colocamos nossa fé nele, recebemos o perdão completo de nossos pecados e somos declarados justos diante de Deus.
A justificação pela fé nos ensina que nossa salvação não depende de nossos esforços ou desempenho, mas exclusivamente do que Cristo fez por nós. Quando cremos em Cristo, Deus "transfere" para nós a justiça de Cristo e nos vê através da obra de seu Filho. Como Paulo também escreve em Gálatas 2.16: "Sabemos, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus."
Portanto, a justificação é um presente imerecido de Deus, recebido pela fé em Jesus Cristo. Não podemos nos justificar por nossos próprios méritos, mas, por meio da fé, recebemos a obra completa de Cristo e somos aceitos diante de Deus. Esse entendimento nos leva à gratidão e à paz, sabendo que nossa salvação é garantida não por nossos esforços, mas pela graça de Deus e pela fé em Cristo.
21 "Mas, agora, se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
25 ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei."
"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo."
12 "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito vem de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só — Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos."
16 "Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora já o não conhecemos deste modo.
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
18 E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19 isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.
21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus."
11 "E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
15 Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios.
16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
17 Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
19 Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde."
1 "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência,
3 entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como os outros também.
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 para mostrar, nos séculos vindouros, as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10 porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."
7 "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo
9 e seja achado nele, não tendo a minha justiça, que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação das suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;
11 para ver se, de alguma maneira, posso chegar à ressurreição dos mortos."