A palavra "onisciência" significa todo (onis) o conhecimento (ciência). Esse atributo só pode ser aplicado a Deus, pois apenas um Ser infinito e eterno pode conhecer tudo.
O conhecimento do homem é limitado. Ele não conseguiria, nem suportaria (João 16.12), saber de todas as coisas, porque é um ser finito (o infinito não pode caber dentro do finito).
J. I. Packer, em seu livro Teologia Concisa (p. 29), diz: "Deus conhece cada coisa entre todas as coisas e sobre todas as pessoas por todo o tempo."
Deus nunca aprende algo novo ou adquire um novo conhecimento, pois Ele já sabe de tudo. Ele conhece o passado e o futuro da mesma forma que conhece o presente. Deus também sabe quais eventos são possíveis de acontecer (1 Samuel 23.9-13; 2 Reis 13.19; Salmo 81.14-15; Isaías 48.18). Nada pode surpreender a Deus.
Deus não busca informações como nós fazemos, nem precisa estudar para adquirir conhecimento. Todo o conhecimento já está diretamente em Sua mente.
A onisciência de Deus está conectada à Sua onipotência. Deus sabe tudo porque, em Seu poder, criou todas as coisas. Sabendo tudo, Ele controla todas as coisas por Seu poder. A ideia de que Deus observa à distância, sem agir, está muito distante do que a Bíblia ensina.
Para o cristão, a onisciência de Deus é uma fonte de conforto, pois Deus sabe tudo o que sentimos, tudo o que estamos passando e tudo o que precisamos. Para o descrente, no entanto, essa verdade é desconfortável, pois Deus conhece todos os seus atos, e seus pecados não podem ser escondidos.
Não existe nenhum lugar no universo que esteja fora do alcance do olhar de Deus, seja esse olhar de amor ou de ira.
Salmo 147:5
"Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito."
Ezequiel 11:5
"E caiu sobre mim o Espírito do Senhor e disse-me: Dize: Assim diz o Senhor: Assim dissestes, ó casa de Israel; e, quanto às coisas que vos sobem ao espírito, eu as conheço."
Atos 15:18
"Diz o Senhor, que faz todas estas coisas conhecidas desde a eternidade."
Romanos 11:33-36
"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!"
Hebreus 4:13
"E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar."