5.6 O Espirito Santo como Santificador

Para ler, estudar e meditar

1 Pedro 1.15, 16; João 15.26; 2 Coríntios 3.17, 18; Gálatas 4.6; Filipenses 2.12, 13

Desde a desobediência de Adão e Eva no Jardim, nossa natureza foi manchada pelo pecado e todos nos tornamos desobedientes à vontade de Deus, distantes de Sua Santidade (Romanos 5.12) . O apostolo Pedro em sua carta chama os crentes a refletir a Santidade de Deus: "segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todos os vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 5.15,16). Esse chamado de Santidade ao crente tem o modelo de santidade em Deus. Se somos seus filhos e servos, devemos ser santos assim como nosso Deus e Senhor é Santo. Mas isso é difícil para nós porque somos pecadores, toda área do nosso ser está manchada pelo pecado. Nessa difícil caminhada de santidade o Espirito de Deus vem nos ajudar, essa é sua obra especial. A terceira pessoal da Trindade não é mais santa que o Deus Pai e o Deus Filho, pois as três pessoas da santíssima trindade são igualmente santas, no entanto é a terceira pessoa da trindade chamado de Espirito Santo que operar em nós Sua obra de nos fazer santos.

A obra de santidade do Espirito Santo em nós é sua obras especial e Ele coopera conosco para que separemos a nossa vida do pecado e dediquemos a fazer a vontade de Deus. A obra do novo nascimento, da nossa regeneração em Cristo é obra exclusivamente do Espirito Santo sem nossa cooperação, pois estávamos mortos em pecados e ele nos regenerou dando vida (Ef 2.1). Mas a obra de Santidade é um obra do Espirito Santo juntamente conosco, é uma cooperação entre o crente e o Espirito Santo. Temos que trabalhar juntos com o Espirito Santo para crescermos em santidade. O Apostolo Paulo expressou essa ideia em sua carta:

"Assim, pois,amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é que efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade". Filipenses 2.12,13

Nessa caminhada de santidade, temos que nos esforçar, trabalhar com empenho, com temor e tremor. Temor e tremor não pressupõe um espirito de terror, mas de reverencia associada à diligencia.

N. Mascolo F.

Assista a excelente exposição do Rev. R. C. Sproul sobre Vestidos de Justiça

https://sites.google.com/site/verdadesessenciaisdafecrista/o-espirito-santo/5-6-o-espirito-santo-como-santificador/vestidos-de-justica---r-c-sproul