No dia de Pentecostes, descrito em Atos 2:1-11, os discípulos estavam reunidos quando um som poderoso, como um vento, encheu o lugar, e surgiram línguas de fogo que pousaram sobre eles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em várias línguas, conforme o Espírito os capacitava. Judeus de diversas nações estavam em Jerusalém e, ao ouvirem os discípulos, ficaram maravilhados, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua sobre as maravilhas de Deus. O Espírito Santo possibilitou que os discípulos se comunicassem em línguas que eram compreendidas por pessoas de diferentes regiões e culturas.
Esse acontecimento em Atos 2:1-11 foi o cumprimento da profecia de Joel 2:28-29: "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão; os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito."
Não se pode esperar que Deus repita todas as vezes o que ocorreu em Atos 2, pois foi ali o cumprimento de uma profecia. No entanto, Deus continua a agir de forma milagrosa sobre Seu povo.
O Espírito de Deus ainda desce sobre aqueles que são regenerados por Seu mover e são batizados por Ele. Todos os que creem em Jesus são batizados pelo Espírito Santo. Alguns são profundamente comovidos, e o Santo Espírito entra nas profundezas do seu ser, trazendo arrependimento e mudança de vida. Neste momento, toda incredulidade cai por terra, e o desejo de se entregar a Jesus surge.
Além desse profundo mover do Espírito Santo, algumas pessoas recebem algum dom, e esse dom pode ser o de falar em línguas, como ocorreu em Atos 2, também na casa de Cornélio (Atos 10:44-46), e em Éfeso, quando Paulo encontra alguns discípulos (Atos 19:6).
Aqui, o apóstolo Pedro está pregando na casa de Cornélio, um centurião romano. Enquanto ele ainda falava, o Espírito Santo desceu sobre os gentios que ouviam a palavra:
"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios; porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus."
Paulo encontra alguns discípulos em Éfeso que não haviam recebido o Espírito Santo. Ele os batiza em nome do Senhor Jesus e impõe as mãos sobre eles:
"E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam
No Antigo Testamento, apenas alguns crentes escolhidos por Deus eram dotados de dons para o ministério (Números 11). Esse padrão mudou no Pentecostes, quando Deus batizou todos os crentes judeus presentes com o Espírito Santo. Deus estava mostrando que todos os crentes judeus poderiam receber o Espírito Santo. Da mesma forma, houve derramamentos subsequentes em Atos, como sobre os convertidos samaritanos (Atos 8), na casa de Cornélio (Atos 10) e sobre os discípulos de João Batista em Éfeso (Atos 19). Em Atos, Deus está confirmando que todos os crentes, de qualquer nacionalidade, receberiam o Espírito Santo.
28 "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito."
37 "E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 E isso disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado."
1 "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois que! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10 e Frígia, Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11 cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus."
1 "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema. E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 Pois todos fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.
23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,
25 para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
29 Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres?
30 Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?
31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente."
26 "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 E, se alguém falar língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados.
32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."