9.7 Cosmovisão Cristã

Para ler, estudar e meditar

Romanos 12.1-2; 1 Coríntios 2.16; 2 Coríntios 10.4,5;

Cosmovisão é a maneira como vemos e compreendemos o mundo. Todos possuem cosmovisões, mas os crentes em Cristo devem ter uma Cosmovisão Cristã, ou seja, os cristãos devem ver e compreender o mundo pela Escrituras Sagradas à luz do Evangelho de Cristo.

O Apóstolo Paulo exorta em Romanos 12.1-2: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Todas as pessoas têm algum sistema de crenças que determinam como compreender e se posicionar diante das questões importantes da vida. Antes da obra do Espírito Santo em nossa regeneração, nossa compreensão do mundo era sem a luz da Palavra de Deus, alheio a sua vontade e levados a toda sorte de teorias profanas da “ciência” e crendices. Após nossa conversão a Cristo, nossa mente deve ser renovada e tudo devemos ver e compreender pela Escrituras Sagradas à luz do Evangelho de Cristo.

Os cristãos não podem isolar a sua fé apenas nas esferas religiosas, a fé Cristã é completa e a forma como vemos todas as coisas, seja na ciência, educação, políticas, tecnologias e todos os assuntos possíveis, devem ser visto a luz da Palavra de Deus. Nossa cosmovisão deve ser fundamentada em um Deus criador do mundo, rejeitando toda sorte de teorias “científicas” que exclua Deus e ensina o evolucionismo. Somos criações de um Deus maravilhoso e não o fruto do acaso. Nossa cosmovisão sobre a história e progresso da humanidade deve ser compreendida à partir do Deus justo e santo que executa seus planos soberanos. Nossa cosmovisão sobre nós mesmos deve partir da visão em que somos miseráveis pecadores inclinados ao mal, dependentes de Deus para nossa redenção e restauração de sua imagem e semelhança em nós. Nossa cosmovisão sobre a ciência é de um Deus que nos dotou de habilidades intelectuais e físicas para descobrir as ordens, leis e princípios da natureza criado por Ele e aplicá-los às novas tecnologias que facilitam a vida dos homens e seu convívio em sociedade. Nossa cosmovisão sobre a educação deve ser de um Deus que nos criou com habilidades intelectuais para que crescemos intelectualmente cada vez mais e compreendêssemos sua Palavra Escrita(Bíblia), as maravilhas da criação e sua santa vontade. Em todos os demais assuntos da vida, devemos ver e compreender pela Escrituras Sagradas à luz do Evangelho de Cristo.

N. Mascolo F.

Estes assunto é extenso, sugerimos que assista a excelente exposição do Rev. Heber Campos Jr. sobre Cosmovisão Cristã, em novas Aulas.