R.C. Sproul contou que, durante uma palestra nos Estados Unidos, um estudante fez uma pergunta ao teólogo suíço Karl Barth: "Dr. Barth, qual foi a coisa mais profunda que o senhor já aprendeu em seu estudo de teologia?" Barth pensou por um momento e respondeu: "Jesus me ama, isto eu sei, pois a Bíblia assim o diz." (um trecho de um corinho infantil).
Os estudantes sorriram diante da simplicidade da resposta, mas logo seus sorrisos se tornaram tímidos quando perceberam que Barth estava falando sério.
Com sua resposta simples a uma pergunta tão profunda, Barth destacou duas noções importantes:
Na verdade cristã mais simples, há uma profundidade que pode deixar até a mente mais inteligente refletindo e tentando compreender por toda a vida.
Mesmo no estudo mais avançado das Escrituras, nunca ultrapassamos o entendimento de uma criança, que está aprendendo das grandes riquezas de Deus.
João Calvino, com outro exemplo, dizia que Deus fala conosco da mesma forma que os pais falam com seus filhos pequenos, usando gestos, histórias e exemplos para que possamos entender.
A doutrina da Grandeza de Deus nos ensina que Ele é muito maior do que nossa capacidade de entendê-Lo completamente. É como se Deus fosse 100.000.000³ litros de água, e nós fôssemos apenas um copo de 200ml. Essa imensa quantidade de água jamais caberia dentro de um copo tão pequeno.
Da mesma forma, não podemos compreender ou conter toda a grandeza do caráter de Deus em nós mesmos. Podemos "segurar" apenas uma pequena parte dessa grandeza, como se tivéssemos apenas 200ml dela.
O Infinito não pode caber dentro do finito, da mesma forma o que o circulo maior não pode caber dentro do circulo menor.
A palavra "incompreensibilidade" é, às vezes, mal interpretada. Pode parecer que ela diz: "Deus é incompreensível, você não pode saber nada sobre Ele." Mas essa não é a intenção.
A doutrina da incompreensibilidade de Deus ensina que Seus pensamentos seguem a mesma lógica que os dos homens. Por exemplo, Deus também diria que 1+1 é igual a 2, assim como nós. No entanto, Seus pensamentos são muito superiores aos dos homens, e tudo o que sabemos sobre Deus é apenas uma pequena parte de Sua imensa grandeza.
Nosso conhecimento sobre Deus é como 200ml de 100.000.000³ litros. Essa pequena parte de 200ml é suficiente para saciar nossa sede espiritual e manter nossa vida. A parte de Deus que nos foi revelada — por meio da Revelação Geral e Especial (veja o estudo 1.1 Revelação Divina) — é suficiente para nossa salvação.
A outra parte, que permanece oculta, nos será revelada na vida glorificada e eterna que teremos com Ele.
A Bíblia fala sobre isso da seguinte maneira:
"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei." Dt 29.29.
1 Crônicas 29:11
"Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe."
Salmo 48:1
"Grande é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo."
Salmo 139:1-18
"Senhor, tu me sondaste e me conheces.
Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me escondem de ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo."
Salmo 145:3
"Grande é o Senhor e muito digno de louvor; e a sua grandeza é inescrutável."
Isaías 55:8-9
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos."
Romanos 11:33-36
"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!"
1 Coríntios 2:6-16
"Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
Deuteronômio 29:29
"As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus, porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei."