4. Irresistible Grace - Graça Irresistível

Para ler, estudar e meditar

Ezequiel 36.26,27; Romanos 8.30; Efésios 1.7-12; 2.1-12; 2 Tessalonicenses 2.13,14; 2 Timóteo 1.8-12

Vimos que todos somos pecadores, mortos em nossos delitos e pecados, inimigos de Deus e sem uma inclinação de fazer a Sua vontade. Neste contexto como podemos ir a Deus? Se não existe algo em nós mesmo que nos leva a Deus, como passamos a crer nele? A resposta está em Deus; é ele quem vem a nós e nos ressuscita da morte espiritual para que tenhamos vida. O apóstolo Paulo descreve em Efésios 2.1 nossa situação como mortos em delitos e pecados. Na morte não há vida, não possibilidade de qualquer atividade ou desejo. Como mortos não podemos ter desejos e ir até Jesus. Diante desta triste situação Paulo anima nosso coração dizendo que Deus nos ressuscita desta morte espiritual. Paulo enfatiza duas vezes essa mesma frase em apenas os cincos primeiros versículos do capítulo 2 de Efésios para que não haja dúvida dessa doutrina consoladora de que é Deus quem nos dá Vida, quando estávamos mortos. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecado” (Ef 2.1) “e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos”. (Ef 2.5).

Essa passagem faz nos pensar na passagem da ressurreição de Lázaro em João 11.1-46. Nessa passagem Lázaro estava morto a quatro dias, posto dentro de uma gruta com pedra na frente, e já em estado de decomposição, mas Jesus pediu que tirassem a pedra e o chamou da morte, dando-lhe a vida: “Lázaro, vem para fora” Jo 11.43. Da morte, pelo chamado de Jesus, Lázaro ressuscitou e teve vida. É exatamente assim o que acontece com nossa vida espiritual, somos mortos e dentro da gruta do sepulcro dos nossos pecados, somos chamados por Deus e pelo seu chamado temos vida, ressuscitados da morte espiritual. O chamado de Jesus foi eficaz ao chamar Lázaro da morte assim como é eficaz ao chamar a nós da morte espiritual.

Em diversas passagens da Escrituras encontramos o ensino de que Deus nos chama e que ele vence a barreira da nossa resistência. Todos nós resistimos a Deus, resistimos fazer sua vontade, resistimos segui-lo. Mas aqueles a quem Deus elegeu para vida eterna, e dá o dom dá fé, como diz Paulo em Efésios 2.8. Aos seu eleitos Deus lhes concede um presente gratuito, chamado fé, sem esse dom concedido por Deus, ninguém vai a ele. Foi essa razão que Jesus disse aos discípulos: “Ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. ” João 6.65. Nesta passagem vemos que Jesus havia feitos grandes milagres e pregado o seu evangelho, mas muitos os deixaram murmurando e escandalizados pelo seu ensino, e neste contexto ele disse a seus discípulos que só vinham a eles aqueles que Deus de fato os concedia, aqueles que Deus lhe dava o dom da fé para crer nele. Jesus havia pregado evangelho a todos, mas somente alguns creram nele, outros o rejeitaram, seria a pregação de Jesus ineficiente? Porque todos não creram nele? Podemos fazer uma distinção entre a pregação que apenas entra nos ouvidos das pessoas e aquela que entra no coração. A pregação que entra no coração só pode acontecer pela ação de Deus no interior da pessoa, pois ninguém poderá ir a Jesus, se, pelo Pai, não lhe for concedido a crer nele. João 6.65.

Antes de seguir em frete, assista essa breve e excelente exposição do Rev. R. C. Sproul:

A pregação do evangelho representa a vocação exterior de Deus, seu chamado geral a todos, seja eleito ou não-eleito, todos ouvem o evangelho. Todos os que ouvem o evangelho tem a capacidade de resistir, e o pecado em nós, nos leva a resistir e a rejeitar o evangelho, ou mesmo se simpatizar ao evangelho, mas não levar sua mensagem a sério. Mas aos eleitos de Deus o Espírito Santos vence essa resistência, fazendo que o evangelho penetre em seus corações e respondam com fé. A Fé é o resultado de amolecer Deus o nosso coração. Primeiro Deus opera em só, dando um coração para crer, e aí depois respondermos com fé (Ez 36.26,27). O chamado aos eleitos é eficaz porque Deus nos dá a fé para crer nele, é uma graça irresistível porque Deus nos convence pela ação do Santo Espírito em nosso interior e podemos ver as maravilhas do seu santo evangelho. Essa é a obras soberana da graça irresistível para com os eleitos de Deus que torna a vocação dos eleitos eficaz.

A confissão de fé de Westminster, no capítulo 10, expõe essa doutrina de forma clara e precisa:

Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação. Isto ele o faz, iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça.

N. Mascolo F.

Assista excelente exposição do Rev. R. C. Sproul sobre o que é a Graça Irresistível

Assista excelente exposição do Rev. John Piper sobre o que é a Graça Irresistível