3.Limited Atonement - Expiação Limitada

Para ler, estudar e meditar

Mateus 1.21; João 3.16; João 10.27-30; João 17.9-12; Atos 20.28; Romanos 8.30

A doutrina da expiação limitada está ligada aos propósitos de Deus e seu santo caráter. Nosso Deus não trabalha com o acaso, ele não conta com a sorte. Deus faz tudo bem planejado, segundo o beneplácito da sua soberana vontade.

A questão da doutrina da expiação limitada está focalizada no desígnio da expiação de Cristo. Jesus veio com a intenção de morrer por toda a humanidade ou apenas por aqueles que foram eleitos na eternidade por Deus? O propósito de Deus ao enviar a Jesus para morrer na cruz em nosso lugar era para salvar todos os seres humanos da raça humana ou apenas aos eleitos? Nossa tendência natural quando não submetemos o que a bíblia nos ensina, é responder que Jesus morreu na cruz com a intenção de salvar toda a raça humana. No entanto, Jesus deixa bem claro que ele veio para dar a sua vida por suas ovelhas. (João 10.15; 17.9-12; Atos 20.28; Romanos 8.30).

Os universalistas acreditam que Jesus morreu com a intenção de salvar toda a raça humana e que sua morte tornou apenas possível a salvação das pessoas. Para os universalistas Jesus morreu na cruz e está agora na esperança de que as pessoas creiam nele, como alguém que convida as pessoas para sua festa e está torcendo ansiosamente para que venham a sua festa. Nesta visão, Jesus apenas tornou possível a salvação de todos, mas não garante a salvação de ninguém porque depende exclusivamente delas crerem nele. Nesta visão universalista, hipoteticamente poderíamos imaginar que se ninguém dentre a raça humana aceitar o convite de Jesus, não haverá salvação para ninguém e se todos o aceitaram, então raça humana seria salva. Nesta visão Jesus depende da “sorte”. Essa visão universalista é muito pobre e está completamente em desacordo com o caráter de Deus e sua soberania.

Qualquer um que não tenha essa visão universalista, concorda que a morte de Cristo tem poder de salvação toda a raça humana, caso todos crescem. O mérito da morte de Cristo é suficiente para pagar pelos pecados de toda a humanidade. No entanto, a expiação de Cristo é suficiente para todos, mas é eficiente somente para os eleitos, - aqueles que creram.

O centro da questão desta doutrina da expiação limitada é que a morte de Cristo apesar de ser suficiente para salvar todos, ela foi eficiente apenas nos eleitos. Jesus morreu com a intenção voltada para suas ovelhas e não por toda a raça humana. A expiação de Cristo não foi apenas um sacrifício para torna possível a salvação para todos, mas sim tornar garantida a salvação de suas ovelhas.

A palavra limitada não expressa bem essa doutrina bíblica e poderá geram confusão. O melhor título para essa doutrina seria expiação definida. Definida porque já estava definido nos eternos propósito de Deus e de Jesus que iria vir e morrer em favor das suas ovelhas somente. E é isso que entendemos claramente das palavras de Jesus.

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, Assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. ” João 10.14-16 Nesta passagem Jesus diz que ele dá sua vida pelas suas ovelhas, não pelo mundo inteiro, mas por usa ovelhas. Ovelhas que ele conhece tão bem como o Deus Pais conhece ele e ele conhece o Deus Pais.

Jesus orou ao Pai um pouco antes de sua morte: “É por eles que rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minha; e, neles, eu sou glorificado. ” (João 17.9-12).

A salvação de Deus tem um propósito e um processo progressivo segundo a soberana vontade de Deus. O Apóstolo Paulo escreveu em Romanos 8:30: “E aos que predestinou, a esse também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou; a esses também glorificou. ” Deus não conta com a sorte e nem faz as coisas sem propósito, ele fez tudo com propósito e está tudo no seus santo, sábio e eterno plano, Deus predestina, depois no tempo certo chama de forma eficaz, justifica e salva. Nossa salvação é um ato garantido dos propósitos eternos de Deus, e não nosso.

Contra a doutrina da expiação definida os universalistas usam como principal texto, 1 João 2.2: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”. À primeira vista, este versículo parece dizer que Jesus morreu com intento de salvar a toda a humanidade. Se João está dizendo que Cristo de fato propiciou o pecado de toda humanidade (mundo inteiro), logo toda a humanidade será salva e seria injusto Deus não salvar as pessoas do mundo inteiro a quem Jesus em sua morte propício. Mas é óbvio que esse não é o sentido do texto, porque não serão todos salvos. O que João quer dizer aqui é que a morte de Cristo é um sacrifício suficiente não apenas para salvar os crentes da comunidade Judaica para quem ele está escrevendo sua carta, mas é válida para todos aqueles que crerem e Jesus e estão em qualquer lugar no mundo. Deus ama o mundo todo, mas não salva o mundo todo; ele salva os seus eleitos que estão espalhados pelo mundo todo. João está simplesmente dizendo que Cristo não é a propiciação só pelos pecados dos crentes judeus no qual escreveu sua carta, mas também pelos crentes que se encontram em todas as partes do mundo.

A doutrina da expiação definida inspira em nós amor pelo nosso Salvador. Ele morreu na cruz pensando em nós, em cada um de nós. Jesus não morreu de uma forma genérica e sem saber para quem estava morrendo. Ele se entregou pensando em mim de uma forma muito pessoal e íntima. Louvado seja nosso amado salvador Jesus Cristo.

Assista excelente exposição do Rev. R. C. Sproul sobre o que é a Expiação Limitada