Léxico

Banbadinca (G-B): importante quartel da tropa portuguesa, às portas de Bissau.

Bolama – capital da Guiné-Bissau até 1941.

Bolanha (G-B): arrozal

Chambôco (M), Frelimo) – castigo físico: a vítima despida e de barriga para baixo, com os braços em cruz, era chicoteada nas costas e nádegas com uma vara flexível ou um bastão.

Colonialismo – é uma máquina abstracta que produz identidade e alteridade.

Cultura – designa tudo o que é próprio das etnias, das províncias, das nações. Paradoxalmente, a civilização é inimiga da cultura . E porque não a globalização? A americanização? A monocultura? A industrialização? A hiperurbanização?

FPLN – Frente Patriótica de Libertação Nacional. Fundada em Paris, em 1962 (?). Movimento unitário. Fernando Piteira Santos  ( n. 23.04.1918 –28.09.1992) era o “cimento” do trabalho unitário.

Heterotopia ( Foucault , 1967)  - lugar que está fora de todos os lugares, mas que no entanto é localizável. Por ex., as colónias podem corresponder à criação de um outro espaço, real, tão perfeito, meticuloso e arranjado quanto o nosso é desordenado, improvisado e desarrumado . O navio é a heterotopia por excelência.

Império: os impérios eram Estados-nações que em dado momento alargavam a sua esfera de poder ( centro / exterior). O que caracteriza o Império , no seu novo conceito, é precisamente o facto de não possuir nem um centro nem um exterior – simultaneamente, universal e local.

Inculturação – este neologismo aparece discretamente em 1959 na missologia, um ramo da teologia. Só a partir de 1974 – quando o P. Pedro Arrupe o adoptou como forma activa de ruptura com o antigo colonialismo cultural das missões – é que se tornou uma palavra chave do catolicismo contemporâneo. Passou a designar os esforços e os processos de evangelização mediante os quais se procura que a vida e a mensagem cristãs sejam assimiladas por uma cultura e se reexprimam de acordo com o génio próprio de uma área cultural. (...) Se na missionação de outrora se praticou o vandalismo teológico – o desprezo das culturas e a diabolização das regiões -, agora, tende-se a um romantismo teológico ( defensor da inculturação) que nas outras culturas apenas vê belezas e inocência.  

Irã ( masc. G-B): divindade animista

Kuito (antiga Silva Porto)

Kuxa-Kanema ( M) – nascer do cinema.

Literatura de guerra – corpus de obras de imaginação ou de tratamento artístico de uma experiência cujo objectivo primordial é focalizar o comportamento humano numa situação de conflito armado.  Ler conto Catástrofe de Eça de Queirós. E também o Sargento-Mor de Vilar, de Arnaldo Gama. Ver ainda: Expedicionários, de Eduardo Noronha; Tropa d’África, de Carlos Selvagem; Memórias da Grande Guerra (1916-1919), de Jaime Cortesão; O Corpo da Pátria – Antologia Poética da Guerra no Ultramar 1961-71, de Pinharanda Gomes;

Mapiko (M) – dança com máscaras da etnia maconde).

Matumbo (Ang.) – o camponês que vem do mato (para a cidade);

Msaho (M) – festa na qual se encontram orquestras de timbila ( marimba).

Mutimba (M) – dança de mulheres.

Nguni (família linguística e étnica ) – integra os zulus, os suazis e os xhosas.

Omerta – a lei do silêncio (no meio chiita / Senegal, Costa do Marfim) 

Pechi putor - (G-B): trono

Pidgin – o vernáculo comercial africano. O português foi a primeira língua a servir de base ao “pidgin”.

Poilão - (G-B): árvore sagrada

Proxémia (Hall, 1966, The Hidden Dimension) – projecto de trabalho que descreve e compara os diferentes tipos de uso que o homem faz do espaço, tido como um produto cultural específico.

PRP – Partido Revolucionário dos Trabalhadores ( Carlos Antunes?). Em Argel. Este partido tentou tomar conta da FPLN, tentando que Piteira Santos e Manuel Alegre deixassem de ser os dirigentes desta organização. Estes foram traídos e estiveram presos cerca de 10 dias.

Suruma (M) – cannabis sativa

Swapo  (sigla de South West Africa People’s Organization).

Tabanca – pequena aldeia

Tropicalismo (Bras.) – movimento formado por Caetano, Gil, Tom Zé, Nara Leão, Torquato Neto, os Mutantes (...) que teve o seu auge no lançamento do álbum Tropicália ou Pannis et Circencis, em 1969. O movimento consistia num redescobrimento da música popular brasileira numa altura em que o país estava a ser invadido pela música americana. Em 1994, lança, com Gilberto Gil, o álbum Tropicália 2, para comemorar 25 anos de tropicalismo.

Unimogue – jipe utilizado nas guerras de África

Wolof – principal língua nacional senegalesa.

Xigubo (M) – importante dança guerreira.