Quadro enunciativo

“ Falar, é certamente trocar informação; mas é também efectuar um acto regido por regras precisas, que pretende transformar a situação do receptor, e modificar o seu sistema de crença e / ou a sua atitude comportamental; correlativamente compreender um enunciado, é identificar, além do seu conteúdo informacional, o seu alcance pragmático, isto é o seu valor e a sua força ilocutória.” 

Estas regras distribuem-se por dois planos diferentes e complementares da situação de comunicação e elas são, conforme o plano, de natureza e de funções diferentes. O 1º é o do quadro enunciativo que delimita o espaço / tempo objectivo da situação, o 2º o do campo enunciativo que delimita o espaço / tempo realmente vivido pelos actores da situação de comunicação.

O quadro enunciativo esclarece o contexto social e espácio-temporal da situação de comunicação, as características proxémicas do espaço de comunicação, as condições materiais, económicas, socio-políticas que determinam a produção da troca verbal.

A relação de lugar / a posição enunciativa...

Quadro enunciativo e as leis do discurso

 A lei da informatividade: não enunciamos algo de que o alocutário já tenha conhecimento, porque temos a intenção de proporcionar informação.

 A regra da pertinência (argumentativa ou situacional): o enunciado deve ser fundamentado nas condições e na intenção da troca comunicacional.

 A lei da exaustividade: esta lei obriga o locutor a dar sobre o tema que aborda as informações mais fortes que possua e que sejam susceptíveis de interessar ao alocutário.

 A lei da sinceridade: ela enuncia simplesmente que falar é mostrar-se sincero, convicto, independentemente da verdade do enunciado.

Comunicar é instaurar uma relação de força.

Campos enunciativos

O campo enunciativo é a relação de força que une os interlocutores no interior de um espaço / tempo de interlocução.

No ensino, podemos encontrar cinco grandes jogos de enunciação, cinco jogos de poder:

Jogos de negação

Jogos de ruptura

Jogos de autorização

Jogos de perícia

Jogos de escuta

Designamos por campo enunciativo de negação a situação de comunicação em que pelo menos um dos interlocutores põe directamente em causa a relação de lugares saída do quadro enunciativo.

  -C.Kerbrat Orrechioni, L’énonciation de la subjectivité du langage, Paris, Seuil, A.Colin