Quinto Império

 

Quinto Império do Mundo[1]

 

1º Império - o dos Assírios ou Babilónios: durou perto de 1300 anos

2º Império - o dos Persas: durou 230 anos (começou em Ciro e acabou em Dario )

3º Império - o dos Gregos: se o considerarmos como monarquia, Alexandre o começou e acabou em Alexandre...

4º Império - o dos Romanos: começou em Júlio César, trinta anos antes do nascimento de Cristo. Durou 400 anos até Constantino o dividir...

 

" Em respeito pois e suposição destes quatro impérios, chamamos Império Quinto ao novo e futuro que mostrará o discurso desta nossa História." Quinto Império do Mundo (que será também o último).

 

A 1ª pedra deste edifício é a profecia de Daniel:

 

"Começaste a cuidar, ó Rei (Nabucodonosor), deitado no teu leito, diz Daniel, o que havia de suceder depois do tempo presente, e o Deus que só pode revelar os mistérios e os segredos ocultos, te mostrou naquela visão tudo o que está para vir nos tempos futuros, e o que eu agora te direi, não por arte ou ciência minha, se não por revelação sua. Parecia-te  que vias defronte de ti uma estátua grande, de estatura alta e sublime e de aspecto terrível e temeroso. A cabeça desta estátua era de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre até os joelhos de bronze, dos joelhos de ferro, os pés de ferro e de barro. Estando assim suspenso no que vias, viste mais que se arrancava uma pedra de um monte, cortada dele sem mãos, e que, dando nos pés da estátua, a derrubava. Então se desfizeram juntamente o barro, o ferro, o bronze, a prata, o ouro, e se converteram em pó e cinza, que foi levada dos ventos, e nem aqueles metais apareceram mais, nem o lugar onde tivessem estado; porém a pedra que tinha derrubado a estátua cresceu, e fazendo-se um grande monte, ocupou e encheu toda a terra."

 

Interpretação do sonho:

 

A grande estátua significava a sucessão do Império do Mundo, e os diferentes metais de que era composta as mudanças que o mesmo Império havia de ter em diferentes tempos e para diferentes nações.

A cabeça de ouro significava o Império dos Assírios... (o 1º, representado pelo ouro, o 1º entre os metais...

A prata significava o Império dos Persas

O bronze significava o Império dos Gregos...

O ferro significava o Império dos Romanos...

(...)

 

Aquela pedra, ó Rei, que viste arrancar e descer do monte, que derrubou a estátua e desfez em pó e cinza todo o preço e dureza dos seus metais, significa um novo e quinto Império que o Deus do Céu há-de levantar ao Mundo nos últimos dias dos outros quatro. Este Império os há-de desfazer e aniquilar a todos, e ele só há-de permanecer para sempre, sem haver de vir jamais por acontecimento algum a domínio ou poder estranho, nem haver de ser conquistado, dissipado ou destruído...

 

[1]  - P.e António Vieira, História do Futuro II...