2º Dia do Pedal (11/10/2022)

De acordo com a marcação do Wikiloc pedalamos: 46,12 km

Nosso último dia no Las Marianas Hotel, tomamos o café da manhã e descemos com as malas que foram levadas para o Hotel Monte Verde, em San Martin de Los Andes.

Fomos de van até Confluência, local do início do pedal, gastamos mais ou menos 1h para chegar. Com o tempo nublado, temperatura baixa (5º) e muito vento, começamos a pedalada até o Rio Meliquina passando por Paso Córdoba, que é um caminho rural, estrada de terra com muito pó, areia, cascalho solto e “costelas”. 

Depois de 20km de subida difícil e penosa, até para quem estava de e-bike, paramos para um piquenique, hidratação e repor a energia. Depois continuamos até o Mirador Paso Córdoba, ponto panorâmico maravilhoso, com uma vista privilegiada e deslumbrante de todo o vale.

Continuando o percurso e enfrentamos a descida mais perigosa desta rota, nosso guia Javier a chamou de “descida de la muerte”, devido ao seu declive acentuado, curvas, muito pó e cascalhos soltos, foram 12 km serpenteando ladeira abaixo, com muito cuidado e tensão (pra mim). Alguns que já estão mais acostumados com este tipo de trilha passaram “voando” por nós, outros se sentiram inseguros e decidiram descer no carro de apoio.

Com paisagens completamente diferentes das do dia anterior, neste percurso fomos ziguezagueando por uma área mais rural com vales férteis, penhascos, um pouco de neve, rios, córregos, lagos de água límpida e transparente e montanhas íngremes com lindas formações rochosas diferentes esculpidas pelo vento, água e o gelo.

Mais uma parada para um lanche rápido, hidratação e seguimos por mais ou menos 18km para o final do pedal no charmoso e aconchegante Restaurante Refúgio Lago Meliquina, que está situado numa belíssima região em frente a esse belo lago.

Paramos para um merecido descanso após uma trilha, que para mim, foi a mais difícil, devido ao tipo de terreno, frio e vento fortíssimo contra; foi desgastante. 

Aguardamos toda a turma chegar, comendo uns petiscos deliciosos e tomando umas “biritas”, depois seguimos de van para o Hotel Monte Verde, em San Martin de Los Andes, onde ficamos hospedados por 3 noites.

Por volta das 21h nos reunimos para jantar no restaurante típico Merken.