Estação Onze

Hoje 04/06/12, acordamos com a zoeira até então jamais vista, tomamos café e nos colocamos no caminho para mais uma jornada de pedal. Mais uma vez neblina baixa, porém frio suportável. O odômetro parcial marcava 7 km pedalados quando a bike do Édio quebrou. O gancho mola das pastilhas do freio traseiro entortou e começou a tocar no disco.

Horreo, espécie de silo para secagem de grãos

Passaram uns italianos que já havíamos encontrado num albergue anteriormente ofereceram ajuda, mas nada puderam fazer, estavam com mapa de bordo, e apenas informaram que Portomarin estava perto e por ser uma cidade grande deveria ter oficina de bike. Uma das bikes dos italianos também apresentava um rangido estranho. Observei que a maioria das bikes a essa altura do caminho já estavam necessitando de manutenção. O Édio pedalou sem freio traseiro, enquanto mantínhamos uma velocidade segura tendo em vista que as trilhas apresentam relevo muito disforme.

Preparando um rango no caminho

Na entrada da cidade nos indicaram a oficina, que na real era apenas uma borracharia para bike, carros e tratores. Portomarín é uma cidade nova que foi construída quando fizeram uma barragem e a cidade antiga ficou submersa, lembra Itá no meio oeste catarinense, e a barragem remete a do Rio São Bento em Siderópolis, meu torrão querido.

Detonando um "bocadilho"

Tocamos em frente e passamos por Ligonde, Eirexe, além de muitos povoados que não anotei, a certa altura, por segurança fomos pela carreteira. Quando o relógio marcava 11:50 chegamos a Palas del Rei, depois do Édio pedalar 36 km com apenas o freio dianteiro, ali encontramos uma oficina de máquinas de lavar roupas, de cortar grama, motosserra, e outras coisas além de bicicletas. A loja tinha apenas um jogo de pastilhas, mas resolveu o problema. O Édio queria trocar a pastilha dianteira que também já estava em final de vida e também aproveitar o preço que estava menos da metade que no Brasil.

Na continuação do pedal passamos por Casanova, aqui deixamos a província de Lugo e entramos em A Coruña, continuamos por San Xil, O Coto, Leboreiro, Furelos, Melide e Arzua onde nos hospedamos, faltando apenas 37 km para o abraço à Santiago.Demos um giro pela cidade e depois jantamos num restaurante próximo ao albergue o qual era muito aconchegante.

Vinho a escolher no bar do albergue

RESUMO DO DESAFIO

Distância percorrida no dia : 68 km

Velocidade média no dia : 12,4 km/h

Inicio e final de pedal : 08:00 - 18:00

Distância acumulada desde o 1º dia : 814 km

MEDITAÇÃO DO DIA

Obrigado Senhor porque És meu amigo, por que sempre Contigo, eu posso falar. No perfume das flores, na harmonia das cores e no mar que murmura, o teu nome a rezar. Escondido tu estás, no verde das florestas, nas aves em festa no sol a brilhar, na sombra que abriga, na brisa amiga, na fonte que corre ligeira a cantar.....

Vânio Savi