Estação Sete

Hoje 31/05/12, acordamos cedo como de costume, tomamos o café da manhã com os italianos, montamos os alforjes e pedalamos juntos por muitos quilômetros.

Nosso planejamento previa o trecho:

• EL BURGO RANERO – LEÓN – VILLAR DE MAZARIFE - ASTORGA, o que equivale a 3 dias á pé.

Peregrino puxando reboquinho pela cintura

Saímos de El Burgo Ranero pedalando junto com o Giorgio e o Fabricio, esse um gozador de primeira linha. Todo ciclista que pedala em grupo tem o costume de avisar quando avista um carro, nós no Brasil gritamos “carrooooo” então o pessoal que está pedalando em paralelo instantaneamente faz fila indiana. No primeiro trecho que pedalamos paralelo a estrada quando apontou um carro o Giorgio que ia à frente gritou “machinaaaa”, e o Fabrizio respondeu “dove?” que num bom português seria “carroooo”, “onde?”. O pedal continuou e passamos por Mansilla de las Mulas, Villamoros de Mansilla, Puentevillarente, Valdelafuente, e finalmente chegamos a León. Mais uma cidade para ficar no mínimo três horas. Em Leon encontramos uma loja de bikes onde comprei uma campainha, pois a minha foi quebrada no transporte aéreo, e aproveitei para comprar um capacete italiano que gostei muito.

No centro de Leon

No meio da cidade furou a pneu da bike do Giorgio, e eles pediram para que continuássemos, pois ficariam para fazer o conserto. Na visita a catedral de Leon encontramos 3 brasileiros que estavam aí a dois dias pois um deles teve tendinite e apresentava dificuldades de continuar no pedal, o outro havia perdido uma luva, pedalou no sol sem protetor solar, estava com a mão que parecia um pão caseiro. Falaram-nos que programação era sair de Leon as 14h00. Esse pessoal havia saído de Saint Jean Pied de Port na França, três dias antes da gente. Pegaram frio, chuva e muita neblina na subida dos Pirineus.

Albergue de Villadangos del Paramo

Rodamos pela cidade e visitamos também o castelo de Gaudi, uma obra fantástica, como diz o meu amigo Francisco. Saindo da cidade quando pedalava na passarela sobre a estrada de ferro, passa um ciclista e grita: “Hai cambiato scarpe”. Era o Giorgio, havia percebido que eu tinha trocado o tenis pela franciscana, como fazia todos os dias à tarde. Os italianos foram e nós mantivemos um ritmo mais soft, passamos por Trobojo del Camino, La Virgen del Camino, Valverde de La Virgem, San Miguel del Camino,Villadangos del Páramo, San Martin del Camino, e Hospital de Órbigo. Aqui nos hospedamos num albergue dos padres, a 16 km antes do programado. O povoado estava se preparando para Festa Medieval que iniciaria no sábado. Já estavam prontas as rinhas para shows tipo Excalibur.

Hospital de Orbigo (vilarejo muito aconchegante)

Jantamos num restaurante típico que servia o menu del peregrino e voltamos para o albergue, onde jogamos conversa fora até a hora do apagar das luzes.

Mais uma vez a programação voltou a furar.

RESUMO DO DESAFIO

Distância percorrida no dia : 73 km

Velocidade média no dia : 17 km/h

Inicio e final do pedal : 08h15 - 17h30

Distância acumulada desde o 1º dia : 550km

MEDITAÇÃO DO DIA

Cubra-me com seu manto de amor, guarda-me na paz desse olhar,

cura-me as feridas e a dor, me faz suportar, que as pedras do meu caminho, meus pés suportem pisar, mesmo ferido de espinhos me ajude a passar, se ficaram mágoas em mim, mãe tira do meu coração, e aqueles que eu fiz sofrer, peço perdão.........