3o Dia de Pedal - Atravessando SC

05/04/2016

Após o café no Recanto Natural, saímos pedalando pela orla, curtindo o visual de Itapema, em direção a Meia Praia. No primeiro mercado que encontramos aberto reabastecemos as caramanholas e pedimos informações a respeito do nosso itinerário, uma vez que o Google nos levaria a BR muito antes de chegar a Tijucas.

Com o destino traçado e seguindo as recomendações dos moradores continuamos no pedal em direção a ponte sobre o Rio Perequê, o qual limita os municípios de Itapema e Porto Belo. Passamos por Porto Belo em direção a Tijucas numa estrada não muito apropriada para ciclistas, com calçamento de paralelepípedo irregular, porém interessante, uma vez que nunca havíamos cruzados por aquelas plagas, e nem sabíamos que existia acesso naquela região. Interessante que avistamos várias placas informando Rota Cultural, o que nos levará de volta à região para um conhecimento mais profundo da cultura açoriana.

Em Tijucas, pela primeira vez, ao invés de pedalar a esquerda da BR 101, passamos a pedalar pela direita, ou seja, nos afastamos do mar, uma vez que o caminho alternativo visando à fuga da BR, neste trecho é a estrada velha. Cruzamos o Rio Tijucas e pegamos a estrada de chão que leva a comunidade do Timbé, onde paramos no mercadinho, velho e tradicional de nossas pedaladas para Nova Trento e ao Santuário de Santa Paulina em Vígolo Vataro, que religiosamente fazemos todos os anos. Aí aproveitamos para uma boa hidratação, uma vez que o sol se apresentava mais forte que o esperado. Continuamos no pedal, por esse trecho surrado de outras pedaladas, e só paramos na comunidade de Sorocaba para um pequeno descanso. Em seguida tocamos em frente até Biguaçu, onde paramos para o almoço.

Após o almoço reiniciamos o pedal pela marginal da BR 101, bem como a gente não gostaria, mas é a única opção. Passamos pelo Morro da Bina e, ainda pela marginal pedalamos até o viaduto que dá acesso a estrada velha, agora à esquerda da BR, chegando a Barreiros no município de São José. E daí até Florianópolis, mais especificamente a nossa casa onde aproveitamos para lavar roupas, refazer o alforje e o pernoite grátis. :)

Nesse dia pedalamos 74 km.

Vânio