Dia 5 - Doutor Pedrinho - Rio dos Cedros

5ª Etapa dia 25 – Dr. Pedrinho/Rio dos Cedros (Localidade: Alto Cedros- Barragem do Pinhal) – Início: Bella Pousada - De acordo com a marcação do Wikiloc pedalamos: 35,29 km.

Iniciamos esta etapa saindo da Pousada e optamos seguir o caminho que passa pela Cachoeira Véu da Noiva, tem também a opção de seguir o percurso pela Gruta de Santo Antônio.

Foi uma opção excelente, pois a cachoeira é deslumbrante, pedalamos por uma rodovia com pouco movimento e recém-asfaltada, percorremos cerca de 10 km por ciclovia e depois, para chegarmos até a queda d’água, pedalamos por uma pequena trilha de mais ou menos 1 km, quase toda pedalável e muito bem sinalizada, ficamos deslumbrados com a beleza do lugar. Na volta demos uma paradinha na Lanchonete Cantinho Vó Nena, que fica praticamente na entrada da trilha para a cachoeira, aproveitamos pra lanchar, comprar água e usar o sanitário.

Continuamos a subir a serra, ainda em asfalto, por cerca de 10 km até entrarmos numa estradinha de terra à direita. Neste ponto, à esquerda, praticamente em frente à entrada para a trilha de terra, tem outra boa lanchonete chamada Container da Serra, recomendamos parar pra lanchar ou comprar lanches, bebidas e utilizar o banheiro, porque depois que se entra na estrada de terra não há locais para comprar, é uma região com poucas casas sendo considerada a parte mais isolada do percurso. Seguimos esta linda trilha por mais ou menos 15 km até chegarmos a Alto Cedros, que é uma localidade do Município de Rio dos Cedros.

Neste percurso tem muitas subidas, mas a estrada é boa, tivemos que atravessar dois riachos com pedras lisas e muito lodo. No primeiro, a bike do Leo deslizou e ele caiu, mas graças a Deus não machucou e não estragou a bike, e seguimos com tranquilidade até Alto Cedros.

Na descida para Alto Cedros já avistamos seus grandes lagos, o final da etapa é num belíssimo lago. Mais alguns quilômetros margeando o lago chegamos ao charmoso Hostel Caminho das Hortências, onde fomos maravilhosamente recebidos com um delicioso lanche preparado pela Magali e seu filho Vitor, nos sentimos em casa.

Daniel e Francimara seguiram conosco até o Hostel e depois voltaram com o Douglas para Timbó, foi o último percurso deles no circuito.

Descansamos e saímos com o pessoal da pousada pra conhecer e jantar no Restaurante Armazém do Lago Gastro Bar, onde fomos extremamente bem recebidos pelos donos Clemente e Janete. O restaurante é lindo, aconchegante, decoração linda, local maravilhoso, drinks gostosos, petiscos e refeição deliciosos e a preço justo, tudo preparado com carinho e capricho pelos donos que são “gente boa demais da conta”.

Em Alto Cedros ficamos hospedados no Hostel Caminho das Hortências do dia 25 ao dia 28.

O dia 26 amanheceu bem frio e aproveitamos pra saborear com calma o delicioso café da manhã caprichosamente preparado pela Magali, em frente à lareira, recarregar as energias, descansar um pouco e prosear com moradores locais. Depois, fomos conhecer e curtir um pouquinho essa belíssima região de lagos e cachoeiras, de bike, é lógico.

Depois da breve pedalada, voltamos ao Restaurante Armazém do Lago Gastro Bar para almoçar e apreciar o lugar durante o dia, ficamos maravilhados.