Parte 6

Dia 12/09/13.

Como de costume tomamos o café da manhã, fizemos uma rápida inspeção nas bikes e fomos ao Hotel Dory nos encontrar com a raça, mais uma vez inscritos no Grupo 1, que puxava bem.

Saímos de Riccione em direção sudoeste e passamos por Fiume Conca, Morciano, Monte Fiore, Strada Pedrosa e Croce, além de muitos outros lugarejos que os italianos chamam de “frazione”. Nesse trecho pegamos algumas obras, entre outras um desvio devido a construção de uma autoestrada, nada que tirasse o brilho do pedal, apenas tínhamos que aguardar a vez para passar.

No caminho passamos pelo Parque San Bartolo, muito bonito diga se passagem, e após muitas subidas e descidas paramos na Vinicola Santini, uma tradicional fazenda de produção de vinhos e azeites artesanais. Ali mais uma vez a degustação não deixou a desejar. Rolou vinho, azeite, pães, presunto, mortadela, queijos dos mais diversos tipos e até torresmo prensado. Também provamos uva direto das videiras, as quais já estavam prontas para colheita.

Após aquela comilança, com o pessoal de “pancia piena” voltamos ao pedal sob um sol escaldante, em direção ao hotel. É interessante informar que todos os pedais foram traçados de maneira circular, nunca se regressava pela estrada de ida. Segundo as informações dadas no primeiro dia, os itinerários foram todos levantados por um senhor, ciclista de 76 anos que também faz parte da equipe de guias da associação de cicloturismo de Riccione.

Às 15h00 chegamos ao hotel Fedora após 53 km curtindo visuais jamais vistos pelo vale do Rio Conca com suas subidas e descidas, sempre em concomitância com a Terceira Lei de Newton, ou seja: a cada subida corresponde uma descida de mesma intensidade, e de sentido contrario. O almoço foi no meio da tarde no hotel, e após o merecido descanso, sauna, piscina, e preparativos para as 18h00 participar da palestra do dia. encerrando a jornada com jantar também no hotel.