Dia 7 - Alto Cedros - Palmeiras - TimbÓ

7ª Etapa dia 28 – Alto Cedros/Palmeiras/Timbó – Início: Pousada Caminho das Hortências - De acordo com a marcação do Wikiloc pedalamos: 59,55 km

Este foi o último dia de pedal, saímos de Alto Cedros, enfrentamos mais de 4 km de subida bem íngreme, mas fomos devagar e a e-bike ajudou bastante. Passamos novamente pela localidade de Palmeiras e seguimos novamente a trilha do Circuito, recomendamos levar lanche e água, depois de Palmeiras é bem ermo, com poucas casas.

Neste percurso, deve-se ter muito cuidado com as descidas íngremes, muitas delas com cascalho solto e areia. Já próximo à cidade de Rio dos Cedros, o trânsito fica bem intenso e enfrentamos a maior descida do circuito em Rio Milanês, foram 4 km de descida bem íngreme (fiquei bem tensa) que termina numa linda ponte coberta – Ponte Histórica do Rio Esperança, sobre o turbulento rio dos Cedros. Neste local também fica localizado o ótimo Restaurante/Lanchonete Rota Café Bike (fica a 20 km da placa do início do circuito em Palmeiras), decoração muito legal, lanches gostosos e a preço justo, lugar agradável, vista linda da ponte e do rio, tivemos que parar pra tirar fotos, fazer uma boquinha e prosear com a atenciosa Fran, dona do espaço, fomos super bem atendidos. Neste local encontramos infraestrutura de apoio aos ciclistas.

Seguimos por uma trilha linda e aprazível que vai margeando o rio. Depois de passarmos por lugares maravilhosos, tivemos que enfrentar a subida mais inclinada e pesada de todo o circuito, na localidade do Rio Cunha, após Cedro Alto, foram apenas 2 km, mas foram os 2 km mais longos da minha vida. Parei 2 vezes pra beber água, descansar as pernas e esperar o Leo, mas com persistência não precisei descer para empurrar a bike, já o Leo precisou, por 2 vezes.

Saindo de Rio dos Cedros quase foi só descida e retas, o caminho cruza parte da cidade Benedito Novo, e segue acompanhando o Rio Benedito. Passamos por um pequeno território da cidade de Rodeio e chegamos à estrada asfaltada que liga à cidade de Timbó a poucos quilômetros do ponto final do Circuito.

Chegamos no Complexo Turístico Jardim do Imigrante (Thapyoka), foi emocionante e gratificante ver a placa de FINAL do Circuito. Fiquei, porém, um pouco decepcionada por constatar que, neste ponto, antes de atravessar a ponte, o lugar está desleixado e abandonado, mas após atravessar a linda Ponte Thapyoka chegamos novamente onde havíamos iniciado o Circuito e retiramos nosso certificado de conclusão no Complexo Turístico Jardim do Imigrante e aproveitamos para comprar umas lembrancinhas.

Foi uma aventura maravilhosa, nos divertimos muito e conhecemos lugares e pessoas incríveis nesta nossa jornada. Achamos que a estrutura de apoio aos ciclistas pode ser melhorada, mas a experiência, como um todo, foi extraordinária e super prazerosa. Se voltaríamos? Com certeza sim, mas gostaria de fazer numa época menos fria para talvez tomar uns banhos de cachoeira, e ficaria mais dias nos lugares pelos quais passamos, para aproveitar e conhecer melhor.

Hospedamo-nos novamente no Timbó Park Hotel e no dia 29 retornamos para BH.