Estação Quatro

Hoje 28/05/12, acordamos com a barulheira de sacola de supermercado, e cheiro de chulé das botinas do pessoal que faz o caminho a pé. Amanheceu frio, sacamos uma foto com um brasileiro de São Paulo, que havia pedido as contas do serviço e foi meditar um pouco no Caminho de Santiago, e partimos para o pedal. No primeiro bar com a placa de “desayuno” paramos para um café e continuamos a maratona.

Bike tandem com reboquinho, e minha bike

Nosso planejamento previa o trecho:

  • LOGROÑO – NÁJERA – SANTO DOMINGO DE LA CALZADA – BELORADO – SAN JUAN DE ORTEGA, correspondente a quatro dias caminhando.

Saímos de Logroño e passamos por: Navarrete onde tinha uma igreja com altar todo em ouro e uma linda imagem de Nosso Senhor dos Passos. Continuamos e passamos por vários lugarejos até que paramos em Santo Domingo de La Calzada, um lugar místico, onde ficamos por mais de duas horas visitando o albergue que deve ser milenar, a igreja museu, a cidade medieval, e conversamos com peregrinos das mais diversas origens.

Homenagem ao peregrino, que caminha e que pedala, em Santo Domingo de la Calzada

Cruzamos vários lugares e entre eles Redencilla del Camino, Castildelgado e Vilória de Rioja, povoado ínfimo onde o albergue é de um brasileiro, o Acácio, mas ele não estava. Na porta do albergue tinha uma placa informando a distância do próximo albergue.

Albergue do brasileiro Acacio e da italiana Orieta em La Rioja

Continuando passamos por Villa Mayor del Rio, Belorado que foi o lugar que menos gostei até agora, era uma cidade razoável, serviu apenas para calibrar os pneus das bikes. Dai paramos em Tosantos, Villambista, Espinosa del Camino, e paramos, razoavelmente cansados, eu com vista embaralhada, tal como no pós exame oftalmológico com dilatação de pupila, as 18:00 no albergue municipal de Villafranca Montes de Oca. Neste dia não conseguimos cumprir o cronograma.

Albergue municipal de Villafranca Montes de Oca

Villafranca Montes de Oca é um lugar aprazível, pequeno, mas com muitos recursos, fica num vale muito bonito e apresentava boa temperatura, ideal para o repouso após um dia de pedal.

Jantamos num restaurante onde também funciona um excelente albergue. Parte da construção ainda é preservada, onde era uma igreja dos anos 1300. Após o jantar fizemos um giro para conhecer o povoado e fomos ao albergue onde ficamos de papo com uma raça de bicigrinos italianos e espanhóis que lá se hospedaram.

RESUMO DO DESAFIO

Distância percorrida no dia : 88 km

Velocidade média no dia : 15,3 km/h

Inicio e fim de pedal : 07h45 - 18H00.

Distância acumulada desde o 1º dia : 278 km

MEDITAÇÃO DO DIA

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás, contigo pelo caminho, Santa Maria vai, Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem, Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem, se pelo mundo os homens, sem conhecer-se vão, não negues nunca a tua mão, a quem te encontrar. Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar, luta por um mundo novo, de unidade e paz......

Vânio (Mano)