Estação Dois

  • Hoje 26/05/12, mais uma vez levantamos cedo, despertados com um fundo musical gregoriano, em seguida as luzes do albergue foram se acendendo, e o pessoal começou a fazer fila nos banheiros. Tomei aquele banho espanta preguiça, tomamos café que nós mesmos fizemos e nos preparamos para mais um dia de pedal. Nosso planejamento previa o trecho: RONCESVALLES – LARRASOAÑA - PAMPLONA – PUENTE LA REINA, totalizando 67 km, o que equivale a três dias caminhando.

Roncesvalles é um pueblo medieval pacato, onde todos os dias tem a missa do peregrino que é simplesmente imperdível, até mesmo para os incrédulos. Tivemos a felicidade de participar da missa ontem à noite.

Saímos de Roncesvalles às 08H00 e passamos entre outros lugares por:

Burguete, um povoado medieval, onde o caminho cruza a carreteira (nossa BR) e tem uma lápide onde se costuma rezar uma Salve Rainha, e não deixamos por menos. Passamos por Espinal, Alto do Erro, nome sugestivo, pois fomos pela trilha e foi uma “grande errada”, tivemos que empurrar a bike por muito tempo pelo barro morro acima, juntamente com uma turma de italianos. Lintizoain, aqui pedalamos um bom trecho em “sube ey baja” nas margens do rio Arga. Zubiri, onde passamos por uma ponte gótica “de lós bandidos”, Urdaitz, povoado com não mais de 50 casas.

Interior do Albergue de Roncesvalles

Obstáculo no caminho, pouco após o Albergue de roncesvalles

Cruzamos o Arga e pedalamos por uma trilha, a margem esquerda, a qual exigia destreza ao ciclista, pois é muito estreita, tendo a montanha à esquerda e o penhasco à direita. Continuamos no pedal passando por Zabaldikes, Huarte, onde tem um grande shopping, e às 12h15 chegamos em Pamplona. A cidade estava em festa, com preparos para a Oktoberfest, em pleno mês de maio. Visitamos o “Casco Viejo” a Plaza de Toros e almoçamos num restaurante na rua onde passam os toros na Festa de San Firmin.

Placa de advertência antes de chegar em Pamplona

Rua da corrida dos touros na Festa de San Firmin em Pamplona

Descendo o Morro Del Perdon

A Saída de Pamplona foi complicada e acabamos nos perdendo, tivemos que voltar alguns quilômetros. Subimos por trilha o Monte del Perdon, mais uma vez nome sugestivo, acho que todos que sobem essa montanha que faz parte de um parque ecológico é perdoado de todos os pecados. A descida no Monte del Perdon, parecia um leito de rio, só pedras, a velocidade era de 6 a 7 km/h, apenas para se equilibrar na bike. Passamos por Cizur Menor, Zariguiegui, Urtega, Muruzabal e Óbanos. Chegamos a Puente La Reina, às 19H30, com o albergue dos Padres Redentoristas já completo, hospedamos-nos num albergue que fica fora da cidade. Jantamos ali mesmo, lavamos roupa e ficamos de papo com um pessoal de várias nacionalidades até a hora de se recolher no saco de dormir.

Em Puente la Reina, nos fundos a Ponte da Rainha

RESUMO DO DESAFIO

  • Distância percorrida no dia : 85 km

  • Velocidade média no dia : 13,1 km/h

  • Inicio e final de pedal : 08h00 - 19H30

  • Distância acumulada desde o 1º dia : 113 km

MEDITAÇÃO DO DIA

Hoje eu tive um sonho, que foi o mais bonito, que sonhei em toda a minha vida. Sonhei que o mundo todo vivia preocupado, tentando encontrar uma saída.......