7o. Dia de Pedal

Amanhecemos com vista para Danúbio, e fomos pedalar no centro da cidade de Lom, diga se de passagem um centro bonito, típico das tradicionais cidades europeias, nada que lembre os tempos de comunismo. Após um giro e fotos pelo centro histórico, tomamos o café da manhã, no centro da cidade, uma vez que não tinha café no hotel. Pedimos informações ao pessoal e partimos em direção ao Danúbio, para mais um dia de pedal.

De cara demos com uma subida enorme, revestida de paralelepípedo, onde do alto se avistava a cidade de Lom. A paisagem nesse trecho não estava tão atraente, pois o pedal seguiu um pouco afastado do rio. O que se via eram plantações de girassol e milho.

Cruzamos várias cidadezinhas entre elas Kovachitsa, Kosloduy, Mizia, e Orjahovo, onde nos perdemos, sem saber como seguir em frente. Na esquina de uma rua, próximo a uma oficina, enquanto analisávamos o “maps me”, apareceu um senhor, perguntando se falávamos espanhol, e o que queríamos. Informamos nosso destino, e ele tentou nos indicar a saída, porém sempre ficava dúvidas. Então ele pegou seu carro na oficina, pediu para segui-lo, e nos levou até um pontilhão, onde tivemos que carregar as bikes nas costas, e disse que após essa travessia era para pegarmos à esquerda. Mesmo sem sinalização do Eurovelo 6 na Bulgária, e as placas de trânsito só no alfabeto cirílico, estávamos indo muito bem, uma vez que nossa referência era o rio.

Pedalamos até a cidade de Oryahovo, carimbamos nosso passaporte com a saída da Bulgária e lá pegamos a balsa para Bechet na Romênia. A balsa estava carregada de caminhões e carros, e o pessoal curioso perguntava o que estávamos fazendo por lá. Após a travessia fizemos nossa primeira imigração na Romênia, e continuamos no pedal até o Hotel “Tata si Fii”, que em português quer dizer, Pai e Filhos, onde nos hospedamos. Lá encontramos um casal de jovens espanhóis que em Vidin na Bulgária, cruzaram para Calafat na Romênia e pedalaram pela margem esquerda do rio, enquanto nós pedalamos pela Bulgária na margem direita. Nós já havíamos encontrado esse casal, na balsa entre Stara Palanka e Ram, na Sérvia.

Nesse dia pedalamos 83 Km.