1o. Dia de Pedal

Com as bikes montadas e testadas no dia anterior, no Hostel em Belgrado, capital da Sérvia, demos a partida na manhã nublada do dia 14 de agosto de 2019.

Com menos de 20 minutos de pedal, encaramos a primeira travessia do Danúbio, sobre uma ponte de aproximadamente 2 Km, com elevado tráfego de automóveis e caminhões nas extremidades, e trem na parte central.

Agora por trilha sobre uma quilométrica barragem de contenção das enchentes, lateral ao rio Danúbio continuamos nosso desafio no pedal pelo leste da Europa. Um pouco distante, a nossa esquerda, a estrada para Kovin, não visível, mas as vezes ouvia se o ronco dos motores dos carros que por lá trafegavam. A nossa direita o visual era de lagos remanescentes das enchentes do rio, repletos de aves. Nesse ambiente bucólico, nosso pedal seguiu até Pancevo, cidade que lembra os tempos da influência da União Soviética.

Seguimos por estradas vicinais até Starcevo.

Em Starcevo perdemos de vista a sinalização do Eurovelo 6, então pedimos informação para uma senhora, de como seguir para Kovin, mas ela só falava sérvio, apontando uma direção e dizendo “napravo”, sou seja, conforme o google tradutor, “toca reto toda vida”.

Em seguida conversamos com um senhor que falava alemão, que nos deu as coordenadas para continuarmos no pedal. A Terezinha era a intérprete quando abordávamos pessoal que falava alemão.

O pedal continuou por estradas rodeadas de plantações de girassol, milho e fumo. Na chegada a Kovin, um casal sérvio, moradores de Belgrado que por lá passeava, viram a bandeira do Brasil tremulando na haste presa ao bagageiro da bike, e ofereceram-se para nos ajudar a encontrar pousada.

Em contato com moradores nos indicaram o hotel Milano bem no centro da cidade. Fizemos o check in, descarregamos as bikes, e fomos para um delicioso e merecido almoço típico sérvio.

Sabíamos que a 14 Km dali, na outra margem do rio tem uma famosa Fortaleza na cidade de Smederevo, então voltamos ao pedal para a visita, cruzando mais uma vez o Danúbio sobre uma ponte novamente com mais de 2 Km, e retornamos para Kovin onde pernoitamos.

Nesse dia pedalamos 88 Km por trilhas, e estradas vicinais, cruzando muitos vilarejos, sendo a topografia predominantemente plana.