Dia 1 -Timbó a Pomerode

1ª Etapa (dia 21) – De Timbó a Pomerode – Wikiloc marcou que pedalamos 46,91km

Início: Recebemos, ainda no Hotel, um guia com mapas, planilhas de orientação e todas as informações necessárias para a viagem e compramos, ao preço de R$20,00 cada, o passaporte para carimbarmos nos hotéis e outros estabelecimentos turísticos do percurso, comprovando nossa passagem pelos locais, para assim termos direito ao certificado de conclusão do circuito.

Iniciamos o circuito na cidade de Timbó, saindo do Complexo Turístico Jardim do Imigrante (Thapyoka) por volta das 10h da manhã. Logo no início, com mais ou menos 7 km de pedal, o pneu traseiro da bike do Léo furou, e, como somos “marinheiros” de primeira viagem, demoramos quase 1h pra fazer o reparo.

Seguimos a trilha pelo Wikiloc, mas o percurso é bem sinalizado com placas e setas amarelas indicando o trajeto. A estrada de terra é ótima, bem compacta, bonita e tranquila, mas sentimos falta de infraestrutura de apoio aos ciclistas (não tinha banheiro e para as mulheres foi bem desagradável), passamos por um pontilhão de madeira – Ponte Coberta Antiga-Rio Ada, que já teve melhor estrutura e banheiro, atualmente estes estão destruídos e sem condições de uso.

No percurso, passamos pela bela Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, por várias casas típicas da época da colonização italiana, passamos também pela charmosa Rota Enxaimel que preserva a arquitetura trazida pelos imigrantes alemães, percurso com natureza exuberante e paisagens encantadoras, ficamos maravilhados.

A única parada onde conseguimos comprar alguma coisa pra comer, beber e usar banheiro foi mais ou menos na metade do caminho na Mercearia Campestrini, na localidade do Rio Ada.

Mais ou menos com 20 km de pedalada, enfrentamos nossa 1ª subida mais íngreme, antes do rio Ada, foi cansativo, mas conseguimos, com certeza a e-bike ajudou bastante.

Paramos muito pra tirar fotos, admirar a natureza e conversar com outros ciclistas. Tivemos o imenso prazer de conhecer e conversar com o Misael, ciclista que estava fazendo o Circuito sozinho, “trombamos” com ele nas outras etapas também, ele sempre passava “voando” por nós, e em Alto Cedros ficamos hospedados na mesma pousada, foi uma ótima coincidência.

Após vencermos o pedal pesado deste dia chegamos na charmosa Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Vale Europeu, onde paramos pra conhecer, tomar um gostoso chocolate quente e saborear os deliciosos chocolates Nugali.

Depois da tradicional foto na placa de chegada fomos para a charmosa Pousada Casarão Smith. Neste 1º dia ficamos bem cansados, pedimos comida e ficamos quietos na pousada mesmo, para descansar e recuperar a energia pra enfrentar a próxima etapa.

Na cidade de Timbó ficamos hospedados no Timbó Park Hotel do dia 20 ao dia 21 e em Pomerode ficamos hospedados no Casarão Smith do dia 21 ao dia 22.