4o Dia de Pedal - Atravessando SC

06/04/2016

Nossa meta para hoje era pedalar até a Praia do Siriú no município de Garopaba. Nossa dúvida e, diga-se de passagem, cruel, era transpor o Morro dos Cavalos pedalando, ou pedalar até o sul da Ilha de Santa Catarina, e lá cruzar o canal até a Praia do Sonho no município de Palhoça. Telefonando para um barqueiro, ele nos pediu R$ 100, 00 para fazer a travessia. Achamos um abuso, então telefonei ao amigo Engenheiro Pruch, com quem trabalhei 30 anos na Celesc, aproveitando que tem uma camionete e consultei-o se nos auxiliaria na transposição do Morro dos Cavalos, uma vez que pedalar nesse trecho sem acostamento seria uma operação suicida. Ele de imediato se prontificou a nos auxiliar. Tudo certo ficou combinado que nos encontraríamos as 10:00 na histórica Enseada do Brito, ao pé do morro, no lado norte.

Saímos de Floripa, cruzamos a Avenida Beira Mar de São José, o Centro Histórico, o bairro Ponte do Maroim, o centro de Palhoça e nos encontramos conforme combinado no dia anterior, na Enseada do Brito. Com as bikes na camionete, cruzamos o Morro dos Cavalos, “numa boa” e descarregamos as bikes na cabeceira sul da ponte sobre o Rio Maciambú. Após umas fotos, reiniciamos o pedal com destino a Praia do Sonho, de lá Para a Praia da Pinheira, e seguimos para a Guarda do Embaú.

Ali obtivemos informações que daria de se esquivar mais um trecho da BR 101 se cruzássemos na ruela cuja esquina tem a Oficina do Tiaguinho. Pegamos esse caminho e de cara tivemos que empurrar as bikes devido a areia solta. No topete do morro voltamos ao pedal passando por Morretes até encontrar o Rio da Madre, e pedalamos por sua margem até encontrar a BR 101, único ponto de transposição do rio. Dai pedalamos até Paulo Lopes, onde cruzamos a BR para tomar a estrada que nos levaria a bucólica Siriú. O temido Morro do Siriú lembrou o desafio da Serra do Rio do Rastro, só que agora por estrada de chão batido.

Foi um desafio, houve trechos em que o hodômetro marcava de 4 a 5 km/h, mas o visual compensava o esforço. Já passava do meio dia quando chegamos a Praia do Siriú, onde o almoço mais uma vez foi pescada grelhada. Do Siriú, por uma estrada vicinal de areia, fomos até Garopaba, e de lá para a paradisíaca Praia do Rosa onde nos hospedamos na Pousada Golden.

Desculpem o português, mas nesse dia enquanto subíamos o Morro do Siriú, me veio em mente as aulas de versificação, métrica e rima dos tempos de ginásio, e saiu essa quadrinha. Hoje o dia foi phú....

Eta morrinho do cão,

Subir o morro do Siriú,

Não foi moleza não.

O mais importante é que o morro foi literalmente abatido.

Nesse dia o pedal foi de 93 km de muita adrenalina e belezas naturais.

Vânio