Sétimo e Último dia de Pedal - Atravessando SC

09/04/2016

Após o café no hotel, partimos para a derradeira etapa, chegarmos às margens do Rio Mampituba, na cidade de Passo de Torres. Iniciamos o pedal pela ciclovia de Balneário Gaivotas, e ao final, pegamos uma estrada vicinal até o ponto onde foi impossível pedalar.

Fomos então para a orla, até onde a areia da praia parecia ser apropriada para o pedal, e num zig zag, que alternava orla e estradas vicinais, chegamos à comunidade de Rosa do Mar, onde consultamos uma moradora, a qual nos informou que dali em diante daria de pedalar num trecho asfaltado, indicando-nos o caminho para abandonarmos de vez as estradas sofríveis da região. Mesmo com vento sul soprando de proa, sentíamos o sabor de que o desafio seria vencido ainda antes do meio dia.

Aproveitei para telefonar para o meu irmão Hélio, informando a nossa previsão de chegada, pois havíamos combinado para ele nos buscar. O pedal continuou e passamos por Bela Torres, e de lá para Passo de Torres onde fomos para o abraço.

Nesse dia pedalamos os derradeiros 28 km.

RESUMÃO DA ÓPERA:

. Mais um desafio vencido.

. Ficou comprovado que o litoral de Santa Catarina realmente é bonito, como diz o manezinho: - Dá um banho.

. Os 576 km de penínsulas e baias são de uma beleza extraordinária, muitas surpresas agradáveis, e diversidade cultural.

. A diferença entre o litoral norte e o litoral sul do estado não é só geográfica. O primeiro mais europeu, o segundo nem tanto. O primeiro mais urbanizado, porém o segundo com suas praias paradisíacas, isso a rosa dos ventos nos mostrou, fez com que ficássemos ainda mais apaixonados com todo o esse QUERIDO, BELO E SANTO ESTADO.

Vânio