MARES

Em sentido geral, têm a mesma definição de oceano, porém diferem quanto à formação. São designados assim os que têm um regime em estreita dependência com o oceano que o circunda ou mesmo em relação ao mais próximo. Podem classificar-se em:

1) Mares costeiros ou abertos - os totalmente abertos para os oceanos, não sendo fácil precisar os seus limites, sofrem a influência dos oceanos, compreendendo uma faixa litorânea. São desse tipo os mares das Antilhas (América central), do Norte (Grã-Bretanha), do Japão (Ásia Oriental), da Arábia (Sul da Ásia), de Bering(ex-URSS e Alasca), entre outros.

2) Mares continentais ou mediterrâneos- cercados por terras continentais, ligam-se aos oceanos através de canais ou estreitos. Sofrem as influências dos rios que neles desaguam e do clima continental, assim as suas águas são menos salgadas do que as dos outros mares. Exemplos: os mares Mediterrâneo (entre a Europa e a África), Vermelho (entre a África e a Arábia) e báltico (entre a Suécia, Finlândia e ex-URSS), além dos secundários do Mediterrâneo (Adriático, Negro, de Mármara).

3) Mares fechados ou isolados - são os que não têm ligação com os oceanos, assemelhando-se a grandes lagos, com forte influência continental e alto índice de salinidade. Exemplos: mares Cáspio( o maior deles, entre a Europa e a Ásia, a 26 metros abaixo do nível das águas oceânicas), Aral (na Ásia), Morto ou lago Asfaltite (na Palestina, extremamente salgado, situado a 394 metros abaixo do nível do oceano, formando a maior depressão do planeta.