Negocios Sustentaveis

Ementa:

Definição de negócios sustentáveis; sustentabilidade e princípios teóricos; o trinômio da sustentabilidade e responsabilidade social ambiental corporativa: econômico – social – ambiental. Implicações para os negócios. Definição de mercados; Mercados de baixa renda – Base da Pirâmide; desenvolvimento de produtos adaptados ao segmento da Base de Pirâmide; oportunidades e iniciativas de empreendimentos para a Base da Pirâmide. Marketing para produtos e serviços voltados para negócios sustentáveis; Marketing para produtos e serviços voltados para a Base da Pirâmide; Sustentabilidade de negócios e organizações voltados para a Base da Pirâmide: implicações econômicas, sociais e ambientais de empreendimentos voltados para a Base da Pirâmide.

Objetivos:

Oferecer subsídios para integração de conhecimentos teóricos e prática gerencial para o desenvolvimento de competências profissionais na fronteira da respectiva área de formação do aluno;

Despertar e desenvolver o senso prático e habilidades de interpretação de dados e informações para alavancar negócios e organizações voltados para o segmento de baixa renda, por meio de atividades práticas orientadas;

Mobilizar conhecimentos, atitudes e valores necessários ao desempenho eficiente das práticas gerenciais, próprias do perfil profissional do aluno.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

· Definição de Responsabilidade Social Ambiental Corporativo (RSAC)

· Negócios Sustentáveis – sustentabilidade e princípios teóricos; o trinômio da sustentabilidade: econômico – social – ambiental. Implicações para os negócios.

· Sustentabilidade de negócios para a Base da Pirâmide - Elementos da sustentabilidade a serem considerados nos negócios voltados para a Base de Pirâmide.

· Mercados de baixa renda – Significado de Base da Pirâmide. Necessidade de adaptação de produtos e serviços

· Problemas crônicos da pobreza e da desigualdade social – características básicas e sociais das comunidades da Base da Pirâmide ou de Baixa Renda.

· Consumo de populações de baixa renda – Formas de consumo e poder aquisitivo típico das populações de baixa renda.

· Oportunidades de iniciativas e novos negócios para a Base da Pirâmide – identificação de oportunidades e necessidades. Comunicação dos negócios com a Base da Pirâmide.

· Marketing - conceitos e estratégias de mix. Características nos 4 Ps a serem observadas no processo de mix de marketing de produtos para a Base da Pirâmide.

· Projeto prático de caso real na Base de Pirâmide – escolha/seleção de empresa que opera com a Base da Pirâmide como objeto de estudo do caso prático