[Faganelo] Steve Jobs e a “Idade Mídia”

postado em 17 de out de 2011 14:53 por Luiz Henrique Mourão Machado Machado

Steve Jobs e a “Idade Mídia”


Toda a mídia noticiou a morte do fundador da Apple, Steve Jobs.
Quero falar aqui, um pouco, do quanto ele influenciou o mundo que vivemos.
E não estou falando simplesmente do iPad, iPhone outros produtos criados pela Apple.

Os computadores pessoais, foram revolucionados apartir da capacidade de realização que “o cara” conseguiu desenvolver. Para ter uma idéia disso, vou dar um exemplo:

Olhe bem para a tela de seu computador nesse momento. Preste atenção ao tipo da letra que está exibida. Você com certeza já deve ter usado o Microsoft Word e experimentado os vários tipos de fontes e tamanhos disponíveis para dar mais elegancia e ênfase no seu texto. Pois é.... isso também tem o dedo do cara.

Um curso de caligrafia que ele fez anos antes de criar a Apple, serviu de inspiração para que fossem criadas as fontes Serif, Times New Roman, Arial. O Windows copiou isso, e popularizou este conceito.

Os gurus do desenvolvimento humano nos sugerem a “olhar para fora da caixa”, como uma metáfora para compreender não só a si mesmo, mas também o mundo ao redor.
Steve Jobs revolucionou porque olhou com a mesma intensidade para dentro e fora da caixa.
E a caixa que estou falando não é o ser humano, são os computadores que criou.

E como não poderia deixar de falar de Economia, “o cara” e seu time de talentos mudou a maneira como ouvimos música, falamos ao telefone, usamos computadores, assistimos desenhos animados e principalmente a forma como o ser humano se relaciona com as máquinas.

O iPod desbancou produtos mundialmente consagrados, como o Walkman da Sony.

O programa iTunes (que é um tocador de mp3 e cd’s) também revolucionou como consumimos música. Não precisa mais comprar o CD inteiro do artista predileto. É entrar no programa, pesquisar a música, pagar via cartão de crédito e ouvir a melodia desejada.
Tudo de uma forma fácil, rápida e simples. Gravadoras como Epic, Warner, Sony Music se renderam a esse novo modelo de negócio.

O Mackintosh e sua geração moderna de PC’s conhecidos como iMac’s são o supra sumo em tecnologia quando se trabalha com Audio e Vídeo. E o design elegante e minimalista !!! Simplesmente lindo !

O iPhone, como o proprio Jobs disse, era o telefone do século XXI. Hoje, todos smartphones seguem o conceito criado por ele.

A Pixar (que fez o fime Toy Story) foi criada também por ele. Precisa falar mais ?!!!

A idade média e idade contemporânea nos presentearam com genios como Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Albert Einstein.

Hoje na “Idade Mídia” do século XXI, vemos seu primeiro fruto: Steve Jobs.

Leonardo, Newton e Einstein fizeram escola. Ainda bem que estamos aqui para viver o legado que Jobs nos deixou.

Vamos dando nos pulos !!!

MF
Comments