Quase todos os escritores dentro do Panteísmo traçam a sua origem na Índia. M. Maret coloca o clímax do seu argumento contra os filósofos franceses mostrando que suas doutrinas vieram da Índia, “a mãe das superstições”. Pierre Leroux, um dos mais hábeis oponentes de Maret, admite o fato de sua confirmação com muitos elementos das lendas da Índia e, completa, com um ar de triunfo, que “todas as religiões e todas as filosofias tem suas raízes na Índia e que se o Panteísmo não nasceu na Índia, haveria um forte argumento contra essa verdade, e então, a humanidade teria errado o seu início.
Na Índia, a crença no intelecto moderno é combinada com a segurança na infinitude dos deuses. Esse é o problema da religião indiana; é o quebra-cabeças de todo templo hindu. Quando esse problema for resolvido para o hinduísmo, haverá luz iluminando os problemas similares que se apresentam em quase todas as religiões. M. Leroux de novo afirma verdadeiramente: “A religião da Índia não concerne só à Índia, concerne à humanidade.”
A história dos pensamentos dos homens nas grandes questões que podem ser exercidas, Deus e a criação, é em todo lugar o mesmo. Podem haver estágios diferentes de progresso, o desenvolvimento pode ser confirmado ou estacado, pode haver um crescimento anormal; mas a despeito da variedade de fenômenos, haverá sempre uma identidade real.
É na Índia que podemos traçar um desenvolvimento mais completo do pensamento religioso. A continuidade é menos quebrada. Parece que estamos aqui de frente para a religião natural e podemos seguir o rastro de início com pouca interrupção para o lugar onde estamos. Em outros países, a sucessão passou de uma nação para outra nação e essa rota não pôde ser sempre traçada; mas na Índia a conexão é visível entre os primeiros homens capazes de elaborar esse pensamento e os últimos e melhores pensamentos das filosofias mais ricas e proveitosas, bem como os piores desenvolvimentos da religião popular.
Eu, Mauricio Duarte, faço parte do World Community Grid. O World Community Grid permite que qualquer pessoa com um computador, smartphone ou tablet doe seu poder de computação não utilizado para promover pesquisas científicas de ponta em tópicos relacionados a saúde, pobreza e sustentabilidade. Através das contribuições de mais de 650.000 indivíduos e 460 organizações, a World Community Grid apoiou 29 projetos de pesquisa até o momento, incluindo pesquisas por tratamentos mais eficazes para o câncer, HIV / AIDS e doenças tropicais negligenciadas. Outros projetos estão procurando por sistemas de filtragem de água de baixo custo e novos materiais para a captura eficiente da energia solar.
Eu, Mauricio Duarte, participo do Efuturo como escritor. Efuturo é uma Rede Social Educativa, Compartilhamento de Conhecimentos, Jogos Educativos, Games Online, Ensino, Aprendizado Colaborativo, Espaço Literário e Interação Online. Criem jogos EDUCATIVOS sem precisar programar e compartilhe nas: Redes sociais, sites, blogs, Google Sala de Aula e nas Plataformas de EAD que você costuma utilizar. Cadastre seu currículo e use a plataforma para divulgar. Tudo simples, fácil e divertido. Desenvolvido por professores para professores e alunos.