03 Prof.Joaquim Baptista Roque

“Aos moços da margem esquerda do Guadiana e que passam por ser, como os de Serpa, os melhores cantadores do distrito, ouvi a seguinte canção, tristíssima de maior melancolia.”

Canção de tristeza

A solidão

“Quem parte, parte sem vida

Quem fica nem alma tem,

Não tem alma, não tem vida

Quem se aparta do seu bem.”

Do livro Alentejo cem por cento” do Professor Joaquim Roque

Homenagem ao Professor Joaquim Roque

Organizado pelas Cantadeiras de Alma Alentejana decorreu na Cidade de Almada no passado dia 21, a Homenagem ao Professor Joaquim Baptista Roque.

Importante iniciativa contou com a presença de familiares do homenageado, de representantes da C.M de Almada, da Junta de freguesia da Quinta do Conde, da Casa do Alentejo , investigadores ligados ao estudo do Cante Alentejano, da ACCA, da Revista Memória Alentejana, diversos Poetas do Alentejo e alentejanos radicados no concelho de Almada, cidade e concelho onde se concentra a maior população de alentejanos. Ao longo de sua vida foi Professor, investigador, escritor, jornalista, etnógrafo e folclorista português com valioso trabalho de investigação em estudos etnográficos do Alentejo com recolha ìmpar de milhares de quadras populares da região alentejana. Vulto importante da Cultura Portuguesa a sua vida foi de intenso trabalho, de laborioso, persistente e discreto investigador.Foi Membro de diversas Instituições Culturais e Científicas no nosso País e no Brasil de destacar o Centro de Estudos do Baixo Alentejo de Beja, do Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia de Lisboa, do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, Comissão Nacional de Folclore do Rio de Janeiro, do Clube Internacional de Folclore de Natal (Brasil), do Círculo Folclórico Luso-Brasileiro do Liceu Literário Português do Rio de Janeiro, da Sociedade Luso-Brasileira de Etnologia - Rio de Janeiro, daSociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia da Faculdade de Ciências – Porto e do Museu Etnográfico do Dr. Leite de Vasconcelos. Jornada cultural importante, teve diversos painéis, o primeiro de Homenagem ao Professor Joaquim Roque, o segundo dedicado a Poetas e Livros Alentejanos um terceiro de homenagem ao Coral "AVoz do Alentejo" da Quinta do Conde. Contou o evento com Animação Cultural do Coral "Voz do Alentejo", Grupo "Animae Vox" Sementinhas e "Cheirinhos do Alentejo".Com apoio da ACCA, as Cantadeiras de Alma Alentejana deram o seu valioso contributo na divulgação de valores que muito têm contribuido para a nossa Cultura.

Homenagem ao Professor Joaquim Batista Roque

na Casa do Cante em Serpa(22/02/2014)

de M.Ayres Roque